Prefeitura realiza novas licitações para coleta de lixo

18/01/2017

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso concluiu licitação para contratar uma nova empresa que prestará o serviços de coleta de lixo. Conforme o informações do secretário municipal de Obras, José Antônio Cintra, o serviço era prestado pela Arbor Serviços e Manutenção e passou a ser realizado a partir desta semana pela empresa Terraza Engenharia Ltda. EPP, vencedora da licitação. A medida possibilitará uma economia de mais de R$ 30 mil. Outra iniciativa divulgada pelo secretário é a aquisição de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) que já foi entregue aos coletores de lixo.

Segundo José Cintra, atendendo ao apelo que o prefeito Walker Américo Oliveira fez aos secretários municipais para que eles ajudem na economia de recursos em suas pastas, a Secretaria de Obras aderiu de imediato à reivindicação. "Sabemos e conhecemos de perto das dificuldades que o município vem enfrentando neste momento e estamos adotando medidas para economizar recursos, sem perdermos a qualidade da prestação dos serviços", observa. A mudança da empresa que faz a coleta de lixo na cidade já é uma das ações que estão dentro desta proposta de trabalho.

O secretário explica que a Arbor Serviços e Manutenção que prestava o serviço anteriormente tinha um custo de R$ 105 mil para o fornecimento de cinco caminhões compressores e as respectivas manutenções. A prefeitura fornecia os funcionários e os combustíveis. Esta empresa tinha sido contratada na gestão passada e tinha contrato até 31 de dezembro, condição que foi prorrogada até 15 de janeiro deste ano. Em função do fim do contrato a Prefeitura realizou nova licitação prevendo a mesma prestação de serviço. A vencedora do certame foi a empresa Terraza Engenharia Ltda.

A empresa compromete-se a realizar o mesmo serviço por R$ 74 mil, sendo que esta licitação terá validade por 90 dias, podendo ser prorrogada. De acordo com José Cintra, esta medida possibilitará uma economia de R$ 31 mil. O município pretende realizar novo procedimento licitatório que abrangerá também os serviços de coleta de lixo, varrição e capina, manutenção de veículos e contratação de pessoal. "A empresa que vencer a licitação será a responsável tanto pelos equipamentos como pessoal, tudo será por conta da terceirizada", anuncia o secretário.

EPI's — Outra medida anunciada por José Cintra foi a aquisição de trinta kits de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores do setor de coleta de lixo. O conjunto possui um par de luvas, um par de botinas, óculos, capa de chuva, colete reflexivo, além de protetor solar e um boné. O material foi distribuído na manhã de quarta-feira,18, aos funcionários do setor. "A intenção é reduzir os custos e mantermos o serviço com atendimento satisfatório para a população sem comprometer os cofres públicos. Para que isso aconteça nós estamos fazendo os ajustes necessários para garantir a execução dos nossos serviços, sem perda de qualidade", conclui José Cintra.

foto: Roberto Nogueira