Progea terá três novas turmas em 2017

12/12/2016

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmou para o próximo ano a continuidade da realização nas escolas municipais de São Sebastião do Paraíso do Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais (Progea). Após a formatura dos alunos da Escola Municipal Ibrantina Amaral, a secretária Yara de Lourdes Souza Borges reafirmou que em 2017 serão pelo menos mais três turmas. Ela destacou a importância do projeto que trabalha a formação e conscientização em relação a Cidadania e ao Meio Ambiente. "É um trabalho que desenvolvemos em parceria com a Secretaria de Educação, a Polícia Ambiental de Passos e que já apresenta os prmeiros resultados com estes alunos que estão sendo formados", relata.

Durante a semana foram realizadas duas formaturas de alunos que participaram do Progea. A primeira envolveu alunos da E.M. Napoleão Volpe e a segunda com estudantes da E. M. Ibrantina Amaral. O Progea trabalha com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e visa contribuir para a prevenção ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas. "Temos um plano de educação ambiental que foi elaborado em parceria com a Votorantim Metais, de Fortaleza de Minas e este plano contemplava parcerias” explica a secretária.

Em contato coma Polícia de Meio Ambiente, em Passos, foram implantados inicialmente dois projetos sendo o Guarda Ambiental Mirim, que foi desenvolvido na E. M. Francisco Daniel, no distrito da Guardinha e o Progea. “Fizemos agora a formatura de mais duas turmas do Progea e percebemos o quanto este projeto é importante para estes adolescentes”, comenta Yara. O projeto contempla a educação ambiental que possibilitou aos estudantes conhecerem a realidade no entorno deles e trabalhar ações para solucionar os problemas existentes.

“Respeito é a palavra chave em relação ao meio ambiente. O conceito é semelhante à lenda do beija-flor onde, se cada um fizer a sua parte, estará contribuindo para melhorar o todo”, explica Yara.  Ela acredita que estes alunos que frequentaram o projeto farão a diferença no meio em que vivem. A secretária ressalta que é pelas mãos dos homens que o meio ambiente se manifesta. “Tem horas que temos um clima quente, no fim da tarde esfria, depois vem uma pancada de chuva e, em seguida, um sol insuportável”, exemplifica.

Para Yara, basta observar e fazer diferente que se encontra solução para problemas como a falta de água na administração da produção, na irrigação e em outras situações que podem levar ao caos na sociedade. ”Se as crianças que nascem forem preparadas para lidar com isso, dificilmente eles não vão agir da forma que se deve agir”.

Em reunião com o prefeito Walker Américo Oliveira e que contou com a participação da secretária Yara Borges, a secretária de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos e os representantes da Polícia Ambiental, ficou acertado que o programa terá continuidade em 2017. Este ano foram aproximadamente 90 formandos que até criaram um Conselho Ambiental entre os estudantes. ”As ações terão continuidade através deste conselho, e não serão atividades apenas em sala de aula, mas se estenderão com visitas localizadas. “No próximo ano teremos duas escolas urbanas e uma rural que serão escolhidas mediante critérios técnicos para receber o projeto”, conclui.

O Progea é um programa é coordenado pela 18ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito (18ª Cia Ind MAT) de Poços de Caldas, que já implantou o trabalho em vários municípios da região como Passos, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas, São João Batista do Glória, entre outros. Em Paraíso, o programa é desenvolvido pelo 1º Grupamento Policial Militar Ambiental de Passos.  Conforme informações de Wanderlei Vilela Garcia, 2º Ten PM, comandante o 3º Pel MAmb de Passos, além da formatura com entrega de diploma aos alunos, também será dada a diretoria do Clubinho Ambiental, que será implantado no próximo semestre letivo, para discutir e propor ações para resolução ou minimização dos problemas ambientais encontrados nas escolas e contribuir para melhoria da qualidade de vida na comunidade escolar, completa.

VEJA MAIS FOTOS deste evento em nossa página no Facebook.

fotos: Denis Menezes