Tratamento de esgoto: Comissão e Arsae avaliam contrato

16/11/2016

A Comissão Fiscalizadora de Contrato de Programa que foi criada para acompanhar o acordo celebrado entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, reuniu-se na quinta-feira, 10. Pela manhã, uma equipe realizou visita técnica nas estações de tratamento do Liso e do Bosque, que estão em fase inicial de operação. Posteriormente, houve um encontro de lideranças na Prefeitura quando foi debatido sobre o cumprimento do contrato para a implantação das Estações de Tratamento de Esgoto da Copasa.

Na visita técnica realizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Córrego Liso, os membros da comissão puderam acompanhar detalhes sobre os trabalhos que já estão sendo realizados. Participaram o diretor distrital Flávio Bócoli; o engenheiro de produção, Marlon César Aguiar entre outros funcionários. Também compareceram a secretaria municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges com sua equipe de trabalho;  o engenheiro civil da Arsae, Marcelo Freitas, além do vereador eleito Luiz Benedito de Paula (PHS). Eles percorreram todas as instalações desde a sala de recepção, laboratórios e a parte operacional das estações do Liso e Bosque. "Nós conseguimos devolver a água tratada com cerca de 83% de limpeza,acima do índice preconizado e estamos trabalhando com os ajustes para ampliarmos esta capacidade", informa Flávio.

No período da tarde na sala de reuniões da Prefeitura, além dos membros da comissão, foram convidados e estavam presentes os vereadores Marcos Antônio Vitorino (PSC), José Luiz das Graças (DEM) e Sérgio Aparecido Gomes (PSD). Também participaram os novos vereadores Maria Aparecida Cerize Ramos (PSDB), Vinício Scarano (SD), Marcelo de Morais (PSDB), Luiz de Paula (PHS), Ademir Ross (PSD), Lisandro José Monteiro (SD) e Paulo César de Souza (PHS). Também participou o presidente do Codema, Paulo de Tarso, que juntamente com a secretária de Meio Ambiente, Yara Borges debateram sobre a implantação das estações de tratamento por quase três horas.

No município a Copasa já vem realizando a coleta do esgoto residencial em toda a cidade e o tratamento já ocorre em 37%.  Em função disso, parte da população está pagando sobre 90% do tratamento de esgoto e outra parte de onde ocorre apenas a coleta, a cobrança é de 50%.  De acordo com Marlon Aguiar, a expectativa é de que em meados de 2017 o tratamento atinja 100%. "Dependemos apenas da autorização para prosseguirmos em levar as redes além das rodovias federais e chegarmos as estações de tratamento e também da conclusão da construção de uma elevatória", comenta. Quanto a qualidade da água do esgoto tratada que está sendo devolvida ao meio ambiente ela está com 83% de limpeza. "Estamos trabalhando nos ajustes e manutenções para atingirmos 90% quando o exigido pelos órgãos ambientais é de 70%", acrescenta.

Marcelo Freitas, da Arsae, disse que o motivo da sua vinda não era em função de fiscalização mas, sim, de acompanhamento dos trabalhos por parte da comissão fiscalizadora. "São Sebastião do Paraíso é uma das poucas cidades de Minas Gerais que tem esta equipe de trabalho que se reúne periodicamente, e isso é muito importante para avaliação do andamento dos trabalhos, para as correções e o direcionamento dos rumos a que todo este processo nos direciona", avalia. Ele assegurou que no intervalo de um ano a implantação das ETE's evoluíram. "Antes estavam em construção e agora já estão em funcionamento parcial, já podemos projetar que no próximo encontro possa já haver mais avanços e evoluções", acrescentou.

Para a secretária Yara Borges, o resultado da reunião foi extremamente positivo. "Estes encontros devem ocorrer com maior brevidade e, inclusive, já estamos marcando a próxima reunião para fevereiro de 2017, para que tenhamos uma avaliação não tão distante do andamento dos trabalhos", destaca. Ela disse que foram debatidos vários assuntos pertinentes e assegura que a Secretaria está de portas abertas para acolher toda e qualquer situação referente ao tratamento de esgoto e assuntos inerentes. "Tudo que surgir nós vamos avaliar, vamos dialogar com todos os setores envolvidos e vamos buscar soluções para o efetivo cumprimento do contrato de maneira que a comunidade seja atendida e os órgãos responsáveis cumpram a sua finalidade", conclui.

VEJA MAIS FOTOS desta visita em nossa página no Facebook.

fotos: Denis Menezes