Futebol americano é a bola da vez em Paraíso

19/01/2016

Paraíso Miners é o nome da equipe de futebol americano de São Sebastião do Paraíso. A ideia de se criar na cidade uma equipe de um dos esportes que mais vem crescendo no Brasil, surgiu ano passado e agora neste início de 2016 está se tornando realidade. Conforme o secretário municipal de Esporte, Tomás Salviano Martins, uma parceria entre a Prefeitura e a diretoria do time já foi estabelecida. "Vamos oferecer o nosso apoio a mais esta modalidade que vem surgindo com força e é mais uma forma de divulgar nossa cidade através do esporte", assegura.

O futebol americano é um dos esportes que mais vem crescendo no Brasil nos últimos tempos. A possibilidade de acompanhar a NFL — Liga profissional dos Estados Unidos durante todo o ano através da internet e de canais pagos como o SporTV, ESPN, FOX Sports, vem chamando atenção das pessoas e, em Paraíso, já existe um grupo que vem se dedicando ao esporte. No Brasil atualmente há registros da existência de mais de 200 times. O primeiro campeonato nacional organizado e estruturado surgiu em 2009 e foi disputado por oito times, com capacetes e ombreiras.

Com o crescimento do esporte e a visibilidade que a bola oval vem atingindo com jogos por todo território brasileiro, em Paraíso não seria diferente e o esporte já vem se tornando uma realidade. O advogado Augusto César Neto de Pádua que já atuou em Ribeirão Preto (SP) pelo Botafogo Challengers e o empresário José Augusto Ferreira, o Guto, são alguns dos percursores do esporte na cidade e estão à frente do projeto da criação do Paraíso Miners. “Começamos em outubro do ano passando, depois que vi o José Augusto Ferreira, o Guto, brincando. Nos tornamos amigos e foi juntando uma turma que está junto coma gente”, conta.

Guto já participava de uma equipe em Monte Santo de Minas, mas passou a se dedicar ao esporte aqui em Paraíso. “Vieram inicialmente umas 20 pessoas, depois 40 e atualmente estamos com mais de 60 participantes. Agora dia 31 de janeiro teremos uma seletiva para montarmos nosso time oficial”, conta Augusto César. Ele destaca que foi montada uma diretoria para o Paraíso Miners e a equipe está se organizando. “Foi criado um estatuto, o regimento interno, vamos registrar em cartório e teremos tudo de forma legalizada porque pretendemos disputar neste ano pelo menos uma competição”, acrescenta.

A intenção é conseguir apoiadores e patrocinadores para a disputa da Taça 9 de Julho, que acontece a partir de agosto em São Paulo. “Já contamos com profissionais na área médica, psicólogo, fisioterapeuta. Estamos adquirindo os equipamentos e acessórios como capacetes e ombreiras, protetores bucal, chuteiras e luvas”, enumera. Augusto César também salienta a parceria firmada com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte. “Fomos recebidos pelo secretário Tomás Martins que nos deu total apoio, cedeu o campão para os treinos, inclusive aos sábados e domingos de manhã e vai nos ajudar com transportes quando das viagens para jogos”, acrescenta.

Ainda na fase de estruturação, o Paraíso Miners já conseguiu o apoio das empresas A Esportista e também a Polidrogas. “Estamos em busca de novos apoiadores e a receptividade na cidade está sendo muito positiva acreditamos que em breve teremos mais patrocinadores”, aponta. Augusto disse acreditar no crescimento do esporte. “No Brasil nos últimos anos aumentou em 800% a quantidade de times, depois dos Estados Unidos somos o país que dá mais audiência para o futebol americano, a tendência é crescer cada vez mais”, conclui.

Os treinamentos da equipe de Paraíso são realizados às quartas e sextas-feiras, às 18h, além do domingo às 9h, no campão, ao lado da Arena Olímpica.  Também aos sábados e domingos os jogadores estão se reunindo pela manhã. "É uma atividade esportiva que vem tendo grande repercussão no Brasil e estão montando um time em Paraíso. Fomos procurados pelos responsáveis da equipe para uma parceria e estamos sendo o local para os treinos, material como bolas,cones e outros acessórios, além do transporte para as viagens para as competições em que eles forem participar", descreve o secretário Tomás Martins.

Serviço — Para obter mais informações sobre o Paraíso Miners, inclusive sobre detalhes sobre as datas, horários e locais de treinos, bem como outras informações referentes a equipe do Paraíso Miners, foi criado duas contas nas redes sociais que podem ser acessadas através dos endereços  www.facebook.com/bmslothsfa e no twitter.com/bmsloths.