Seleção de Basquete Escolar treinará na Arena

08/01/2016

A comissão técnica e jogadores da Seleção Brasileira de Basquete Escolar vão se apresentar a partir de 18 de janeiro, em São Sebastião do Paraíso, para um período de treinos. A ação é uma parceria da Confederação Brasileira de Basquete com o Comitê Olímpico do Brasil e faz parte do Projeto 2020/24 do COB, que estabelece uma série de ações unificadas visando colocar e manter o Brasil entre as principais potências olímpicas do mundo nos Jogos em Tóquio 2020 e assim por diante. Conforme o secretário municipal de Esporte, Tomás Salviano Martins, "já está tudo acertado em termos de alojamento, alimentação e os treinos que acontecerão na Arena Olímpica", anuncia.

A criação e o início dos treinamentos da primeira Seleção Escolar é uma das novidades da temporada 2016 do basquete nacional. O grupo de atletas é formado por 24 atletas, sendo 12 meninos e 12 meninas, além de seis treinadores. O grupo foi convocado e irá participar de um período de treinamento, de 18 a 22 de janeiro, na Arena Olímpica João Mambrini em São Sebastião do Paraíso. O grupo de atletas foram observados durante os Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015, etapa de 12 a 14 anos, realizada no mês de setembro.

Representantes da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e da área de Performance Esportiva do COB estiveram na capital cearense para observar o futuro do esporte nacional e tirar proveito da competição, que reuniu cerca de 3.800 promissores talentos dos 26 estados e do Distrito Federal. "Durante os Jogos da Juventude em Fortaleza foram observados e selecionamos os jogadores que podem ser os prospectos de futuro da modalidade, inclusive alguns vindo a ser convocados para as seleções brasileira sub-15, tanto masculina quanto feminina", disse o treinador mineiro Jefferson Louis Teixeira.

O técnico que atua no Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, comandará as seleções feminina e masculina. "Ajudaremos os atletas a se desenvolverem no camping e a expandir seus conhecimentos entre os treinadores que estiverem presentes. O pensamento inicial é fazer uma corrente para que os treinos cheguem ao maior número possível, os atletas consigam desenvolver suas habilidades e levar essa experiência para seus clubes ou escolas. Em um próximo momento vamos buscar meios de encontrar os talentos espalhados pelo Brasil e ajudar o seu desenvolvimento esportivo", concluiu Jefferson. O treinador já atuou em Paraíso como jogador e treinador do Paraíso Basquetebol e também em disputas pelo Minas Tênis Clube e outras seleções brasileiras.

Para Sebástian Pereira, gerente de Performance Esportiva do COB, o Projeto 2020/24 consiste em desenvolver um plano estratégico para a entidade atuar de forma integrada em todas as suas áreas esportivas, com foco no desenvolvimento e confirmação de atletas para o alto rendimento. "Essa parceria faz parte do projeto que começou internamente de fazermos uma metodologia do caminho do talento: identificação, confirmação e desenvolvimento dos atletas. Essas parcerias com as Confederações possuem o objetivo de identificação desses atletas", disse Ele completa afirmando que os Jogos Escolares da Juventude fazem parte deste processo e destacou que as seletivas municipais e estaduais movimentam cerca de um milhão de crianças em cada faixa etária. "Esta é uma enorme oportunidade de identificar talentos e grandes atletas a médio e longo prazo", frisou.

Durante a fase de treinos em Paraíso, os atletas participarão de palestras que abordarão temas como Prevenção de Lesões (Henrique Jatobá), Gestão Financeira para atletas e técnicos (José Maria de Santucci), Comportamento em Quadra e Planejamento de Carreira para atletas e técnicos (Antônio Carlos Moreno), além de uma palestra sobre Convocações Sul-Americanas 2016 com Rubén Magnano, treinador da Seleção Brasileira Adulta Masculina. O treinador Jefferson Louis contará com a ajuda dos assistentes técnicos Anne Freitas Sabatini, Christi Ane Hammerschimidt e Agilson Alves, no feminino, e Otavio Augusto Trojano, Fernando Pereira e Leonardo Figueiredo Alves, no masculino.

O secretário Tomás Martins assegurou que este é o primeiro de uma série de eventos esportivos que estão sendo programados para a Arena Olímpica neste ano. "Este é um ano olímpico no Brasil e nós continuamos no páreo para  recepcionar delegações estrangeiras para pré-temporada visando a disputa dos Jogos Olímpicos. A nossa parceria com a Confederação Brasileira de Basquete está mantida para os treinos das seleções de base e poderemos receber outros eventos em diversas modalidades, além das competições locais, regionais e estaduais. Acredito que teremos uma no bastante movimentado", assegura. Tomás antecipou que, em breve, Paraíso deverá receber a equipe do Intelli Orlândia para a pré-temporada e também para a realização de vários jogos na cidade.