Prefeitura inicia novos cursos de informática

08/12/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior iniciou na última semana novas turmas do curso de Inclusão Digital e Iniciação à Informática, em parceria com a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). De acordo com o secretário municipal, professor Cícero Barbosa, a iniciativa visa oportunizar às pessoas o acesso ao mundo da tecnologia e também preparar as pessoas para o mercado de trabalho.

"Nessas duas turmas que iniciamos estão sendo atendidos 50 alunos que são beneficiários de programas e entidades assistenciais como Casa São Francisco, Lar Pedacinho do Céu, além de alunos das escolas de ensino fundamental e pessoas da comunidade", explica o secretário. As aulas serão ministradas durante o período de dois meses onde os participantes aprenderão a operação básica de computadores, internet, digitação e introdução aos softwares de edição de textos e manipulação de imagens.

O curso acontece duas vezes por semana no polo Uaitec, localizado na Praça da Prefeitura e possui duração total de 42 horas. Ao final do curso é emitido certificado para todos os concluintes.

Selma Paula Duarte é uma das alunas do curso e destaca que começou os estudos devido à necessidade de conhecimentos tecnológicos. “Se não aprendermos a utilizar o computador a gente acaba ficando para trás", afirmou a aluna. Ela elogiou a iniciativa da prefeitura que oferece esta oportunidade tanto para os jovens e para pessoas adultas como ela. "Está sendo muito bom, diferente e estou feliz em aprender coisas novas que vão facilitar a minha vida como saber usar um computador e a internet", comemora. Já o garoto Mateus Santos Silva, de apenas 9 anos, disse que começou no curso para aprender sobre informática. "Já fiz novos amigos, estou aprendendo usar computador", afirmou Mateus.

O secretário e professor Cícero Barbosa informou também que após cursarem este curso de Inclusão Digital, os alunos poderão se matricular no curso de Operador de Computadores que é mais completo em aprofundamento de conteúdos, já que ele possui uma duração de 160 horas e será realizado em cinco meses.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia informou ainda que continuam abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos de Operador de Computadores (no turno vespertino) e também de Inclusão Digital (para o turno noturno). As informações podem ser obtidas na sede da Secretaria, na Praça da Prefeitura, ou através do telefone 3539-7016. "Este é um projeto do Governo Municipal proposto pelo prefeito Reminho que defende a promoção da inclusão social pela educação e nossa missão é levarmos conhecimentos científicos e tecnológicos a toda a população", completa o secretário.

Outros cursos e polos de formação profissional

Dentre as ações que também estão em andamento desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, destaca-se o curso de Auxiliar de Contabilidade que estará encerrando no início do més de dezembro a sua primeira turma, também em parceria com a Uaitec.

A aluna Annie Souza afirmou que se matriculou no curso com o objetivo de qualificar-se para o mercado de trabalho. "Resolvi iniciar porque surgiu a oportunidade e está acrescentando mais conhecimento e me ajudará no mercado de trabalho. Estou gostando muito porque o curso é bem completo, estou aprendendo muito", informa. Para a aluna Naiara Mariana Sales o aprendizado vai ajudar nos seus projetos futuros. "Pretendo me capacitar para o mercado de trabalho e esta oferta do curso pela prefeitura através deste curso gratuito veio me ajudar bastante", finaliza.

Nesse ano de 2015, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Uaitec já ofertou turmas dos cursos de Inclusão Digital e Iniciação à Informática, Informática Básica para Concursos, Português fundamental para concursos, Matemática básica para concursos, Matemática de ensino médio para concursos, Operador de Computadores, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Maquiagem, e diversas oficinas educacionais de Cidadania e Introdução à Educação a Distância. Ao todo foram disponibilizadas mais de 500 vagas em cursos presenciais e atendidos mais de 2.000 alunos em cursos de formação profissional na modalidade EaD pelo portal de cursos da Uaitec.

Para o prefeito Rêmolo Aloíse, esses números são bastante significativos, pois mostram que o governo municipal está no caminho certo ao proporcionar à comunidade possibilidades diversas de formação e qualificação profissional. Reminho destacou ainda que os investimentos na área de educação profissional e tecnológica visam melhorar a formação profissional da população e assim melhorar também a qualidade de vida dos cidadãos paraisenses.