Termina Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

09/10/2015

A 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, realizada entre os dias 5 e 9 de outubro, na Praça dos Imigrantes em São Sebastião do Paraíso reuniu cerca de quatro mil visitantes em suas atividades de divulgação científica e tecnológica, atividades culturais, apresentações de trabalhos das escolas de ensino fundamental e médio, oficinas educacionais e minicursos. O evento é organizado anualmente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior em parceria com o polo da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).

Neste ano a Semana contou com importantes parcerias, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Museu Itinerante; Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) com o laboratório móvel de cafeicultura, Instituto Federal Sul de Minas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, através da Escola Móvel de Cafeicultura; o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com a Escola Móvel de Informática e Gestão; a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, através da parceria com o Expresso da Vida, para realização de exames preventivos da saúde da mulher. Também participaram a Livraria Móvel da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) com exposição e venda de livros em diversas áreas do conhecimento; a Companhia de Saneamento de Água de Minas Gerais (Copasa) com a oferta de água potável para os visitantes do evento e exposição da miniestação de tratamento de água.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, professor Cícero Barbosa da Silva destacou que o evento alcançou o seu propósito de divulgar as temáticas da ciência e tecnologia de modo a contribuir com a formação dos alunos visitantes das atividades oferecidas. Cícero informou que durante os cinco dias de evento cerca de 4.000 pessoas, entre alunos das escolas da rede pública municipal, estadual e particular, professores, e comunidade em geral participaram do evento.

As apresentações culturais do evento como as peças teatrais do Circo Sesi sobre indústria e segurança no trabalho foram alguns dos destaques. Entre as atrações que abrilhantaram os trabalhos, consta a apresentação do grupo de música da Escola Municipal Maria de Lourdes Dizaró (bairro Santa Tereza), e apresentação teatral da Escola Estadual Clóvis Salgado, com a peça “Palavra cantada: o rato”. O secretário Cícero Barbosa enfatizou que estas apresentações culturais tiveram o propósito de aliar o entretenimento às atividades científicas e culturais. "Realmente está sendo confirmado mais um grande sucesso entre os estudantes e o público em geral, a nossa avaliação até aqui é a melhor possível", disse.

Para a coordenadora do projeto S.O.S. Criança, Ruth Corsi, esta é uma grande oportunidade para que todos possa aprender, através dos vários experimentos e verificar o funcionamento do corpo humano ente outras questões da vida animal e do dia a dia. “É uma excelente iniciativa que traz conhecimento", afirmou. A estudante Yasmin Geovana Barbosa Pereira passou por várias bancadas. "É muito legal porque aprendemos muitas coisas e tem muitas novidades", diz ela. O estudante da E. E. Paraisense, Matheus Francisco da Silva, disse ter gostado muito do museu itinerante da UFMG. "É interessante estas experiências sobre o clima, os efeitos em 3D, são muitas novidades que acrescentam muito para o meu aprendizado", comenta.

Com muitos anos de sala de aula lecionando disciplinas como Matemática, Física e Química, o professor Manoel José de Pádua destaca que a iniciativa incentiva as crianças a pensar, criar e buscar coisas novas. "Aqui elas soltam a imaginação, não ficam presas ao conteúdo teórico da sala e vivenciam na prática. È uma proposta inovadora, os alunos criam algo diferenciado, toda a comunidade deveria participar para absorver os conhecimentos, que tenhamos mais eventos como esse", diz.

Alunos da Escola municipal Hilda Borges Pedrosa (bairro Veneza) apresentaram a experiência "Bateria de Limões", sobre condução de energia. Segundo a professora Jaqueline Silva Pena, os alunos foram chamados a desenvolver várias experiências e fizeram pesquisas sobre o tema “Luz, Ciência e Vida” e o resultado foi fantástico. A professora Kênia Félix afirma que se trata de uma iniciativa interessante. "É uma oportunidade única aos nossos alunos, eles ficaram entusiasmados e isso tudo que estão vivenciando refletirá no aprendizado deles", destaca.

A coordenadora do polo Uaitec, professora Poliana Francisconi, disse que esse evento foi uma feliz inciativa da prefeitura e da universidade e que o polo está aberto a toda a comunidade local e regional para que a população possa continuar tendo acesso à oportunidade de qualificação e formação profissional.

O prefeito Rêmolo Aloise destacou que eventos como esse recebem todo o apoio da administração municipal porque visam divulgar conhecimento entre a população e isso gera resultados muito significativos na vida das crianças, dos jovens e dos participantes do evento. O secretário de Ciência e Tecnologia enfatiza que a proposta é levar à população conhecimento sobre ciência e tecnologia. "A oportunidade está sendo oferecida, tivemos milhares de pessoas que visitaram os locais de apresentação, isso mostra que a população abraçou as causas do evento", concluiu.