Polo Uaitec de Paraíso é o 2° de Minas em atendimento

14/08/2015

No intervalo de um mês o polo da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) mantido pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Ensino Superior, saltou três posições no ranking de atendimento do Estado. Conforme os dados divulgados no último dia 7 de agosto pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Governo de Minas Gerais, o município ficou em segundo lugar no mês de julho no número de estudantes atendidos. "Este é um resultado que vem de encontro com o trabalho proposto pelo prefeito Rêmolo Aloise, que é de oportunizar cada vez mais condições de cursos, treinamentos e qualificação para os nossos estudantes", avalia o secretário municipal da pasta, professor Cícero Barbosa.

Em junho o município estava na quinta colocação numa relação de 101 polos existentes em todo território mineiro. Naquele mês, Paraíso havia ofertado atendimento para mais de 300 alunos nos 70 cursos oferecidos, e em julho o polo Uaitec atendeu 451 alunos, elevando para o ano de 2015 a quantia de 1.340 alunos que fizeram cursos. "Recebemos estes resultados com alegria porque mostra um trabalho que atende as políticas públicas necessárias para a juventude e a população paraisense de maneira geral", explica Cícero. Pelo ranking divulgado, Governador Valadares foi a única cidade que ficou à frente de Paraíso em termos de atendimento.

O secretário compara que Paraíso tem conseguido índices melhores do que cidades maiores instaladas em grandes centros. "Deixamos para trás municípios como Montes Claros, Passos, Pouso Alegre e outros locais que possuem grandes estruturas, e isto é sinal de que a nossa proposta de trabalho está sendo bem aceita pela comunidade, porque tem crescido os nossos índices de desempenho", acrescenta. Ele acredita que, com os investimentos que estão sendo realizados pela administração municipal, o polo mantido pela prefeitura continuará crescendo na oferta de cursos e no atendimento à população. "Temos investido em infraestrutura e estamos trabalhando para ampliarmos ainda mais as nossas ofertas", destaca.

Conforme o secretário, o trabalho realizado no polo Uaitec de Paraíso, mantido pela Prefeitura, tem se destacado graças ao empenho e apoio do prefeito Rêmolo Aloise. "Através dele temos tido condições e o aval para realizarmos a manutenção das atividades e criação de novos cursos que atendem as necessidades da população", observa. Entre as possibilidades apresentadas estão cursos de preparação ao concurso público nas áreas Língua Portuguesa, Matemática, Informática e de outras demandas específicas, além dos cursos específicos para formação profissional como auxiliar administrativo, de contabilidade, operador de computador, além de inclusão digital.