Paraíso realizará Conferência de Assistência Social

05/08/2015

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizará na próxima quinta-feira, 6, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, a partir das 18h, a 11ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social que tem como tema central “Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) de vez rumo a 2026”. "Estamos aproveitando esta oportunidade para convidar os representantes das entidades, os usuários do setor e toda a comunidade para participar, debater e aprovarmos as propostas que serão encaminhadas para a etapa regional", diz o professor Cícero Barbosa, presidente em exercício do Conselho Municipal de Assistência Social.

As inscrições serão realizadas no dia e no local do evento e tem como público alvo os usuários da política de assistência, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), representantes da sociedade civil e poder público (Legislativo, Executivo e Judiciário).Também são aguardados representantes das entidades e a população como um todo. Além da etapa local será realizado um encontro regional, em Poços de Caldas, em 22 de setembro, e a Conferência Estadual de 26 a 29 de outubro, em Belo Horizonte. Segundo Cícero, o objetivo final das conferências é construir um plano que vale por 10 anos que vai priorizar as metas que serão debatidas nas conferências municipais, estaduais e nacional. A última acontecerá em Brasília dos dias 7 a 10 de dezembro.

No encontro da próxima quinta-feira, 6, serão apresentados os eixos temáticos para debate conforme orientação do Conselho Nacional de Assistência Social. Entre as propostas estão "Dignidade Humana e Justiça Social", "Participação Social como fundamento do Pacto Federativo no SUAS", "Primazia da Responsabilidade do Estado", "Qualificação no trabalho do SUAS" e "Assistência Social como direito subjetivo do Indivíduo". Também haverá uma palestra com Gilberto Donizete Ribeiro, assistente social e diretor regional da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese, regional de Passos - MG). "Após a palestra serão formados grupos de trabalho, de onde sairão  as propostas para o setor". Na oportunidade também serão eleitos os delegados para o encontro regional.

A conferência, de caráter deliberativo, tem por objetivo avaliar a situação do SUAS e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento e qualificação das ofertas de serviços, programas e projetos. O lema apresentado é "Pacto Republicano no SUAS rumo a 2016: O SUAS que temos e o SUAS que queremos". O objetivo final das conferências é construir um plano que vale por 10 anos que vai priorizar as metas que serão debatidas nas conferências municipais, estaduais e nacional.