Paraíso promove 18ª Semana Meio Ambiente

29/05/2015

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião do Paraíso realiza a partir de 30 de maio a 18ª Semana do Meio Ambiente. A programação contará com diversos eventos como camping, festival de pesca, trekking ecológico, palestras, caminhada, plantio de mudas e um dia sem carro. "O tema principal deste ano será a preservação dos recursos hídricos e a importância da coleta seletiva com a proposta do envolvimento da comunidade", anuncia a secretária Yara de Lourdes Souza Borges.

As comemorações terão início no dia 30 de maio às 15h com a realização de um camping no Morro do Baú de Santa Cruz, localizado às margens da MG-050. Barraqueiros passarão a noite no local, quando serão realizadas atividades de recreação e lazer com apoio da Guarda Municipal. No domingo, 31, à partir das 6h, terá início a Pesca na Lagoinha, com término previsto para 18h. Como nas edições mensais anteriores, não será permitido uso de tarrafas e redes e os peixes retirados poderão ser levados para casa.

No dia 1º de junho será realizado o 1º Trekking Ecológico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a partir de 8h, seguido de plantio de mudas na primeira nascente do Córrego dos Pilões. "As crianças estão bastante entusiasmadas para este evento, tendo em vista que participaram de várias provas, organizadas pela Secretaria Municipal de Esporte além da realização do plantio de mudas nativas na primeira nascente do Córrego  Pilões, contribuindo para o Programa Produtor de Água Paraíso”, informa a secretária.

No dia 3 de junho será realizado o "Dia sem carro" inspirado nas comemorações feitas em 22 de setembro quando acontece o Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. Neste dia ocorrerá um concurso de selfies, o­nde as fotos deverão postadas no perfil facebook.com/ssparaiso. A melhor selfie ganhará uma bicicleta oferecida pelas empresas Peneira Alta e Gonçalves Salles. "Queremos também fazer esta reflexão em nossa cidade e contar com o apoio e adesão da população". Na oportunidade, ocorrerão blitzes educativas, com apoio da Guarda Municipal e da Policia Militar do Meio Ambiente.

Ainda no mesmo dia, às 7h30, acontecerá uma caminhada ecológica, com saída da Secretaria de Meio Ambiente, na Rua José Osias de Sillos, 889, até o Parque Municipal da Serrinha. Já a partir das 13h haverá plantio de mudas no Senai e no canteiro central da Avenida Zezé Amaral. Já às 19h30. no Teatro Municipal Sebastião Furlan. será ministrada uma palestra pela Polícia Militar do Meio Ambiente, sobre o tema "A crise hídrica. A importância da conscientização do uso racional da água",. De acordo com a secretária. trata-se de um tema extremamente importante que os reflexos afetam diretamente todas as pessoas e que deve ser refletido, debatido e repensado. Será realizado ainda uma homenagem aos produtores rurais com a entrega de Certificado aos que aderiram ao projeto Produtor de Águas Paraíso.

No domingo, 7, às 8h30, acontecerá o Trekking Ecológico. Os interessados podem fazer a inscrição prévia obtendo as fichas na loja Lena Tecidos, da Rua Pimenta de Pádua, 1895, que deverá ser levada preenchida com os dados dos participantes das equipes na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Dia 8, as 8h30, na Escola Estadual Inês Miranda (Jardim Alvorada), haverá palestra "Como plantar e cuidar de árvores", com o objetivo da conscientização dos morados daquele bairro da importância e benefícios da arborização urbana. Encerrando a Semana, no dia 10, os alunos farão o plantio de mudas nos bairros Alvorada e Itamaraty, às 8h30.

"Trabalhamos com uma programação variada, pedimos a participação da população, para que possamos atingir o nosso objetivo que é a conscientização, preservação do meio ambiente, dos recursos naturais do desenvolvimento sustentável e da pratica da responsabilidade compartilhada. Todos estão convidados", conclui a secretária Yara Borges.