Alunos da Fesp visitam o Aterro Sanitário

31/01/2014

Os alunos do curso de pós-graduação em Gestão Ambiental da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp), realizaram uma visita ao Aterro Sanitário de São Sebastião do Paraíso na manhã de sexta-feira, 24 de janeiro, acompanhados pelo professor Eduardo Goulart Collares, da disciplina de “Resíduos Sólidos e Reciclagem – Desafios e Oportunidades na Gestão Pública” e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A motivação pela vinda dos estudantes é porque o município é um dos únicos da região que conta com um Aterro de porte e importância regional.

A área do Aterro Sanitário foi selecionada por estar em local apropriado para receber os resíduos sem contaminar corpos de água e solo. Foi construído com impermeabilização, drenagem entre outras situações que garantem a proteção dos recursos naturais. Ele está em funcionamento desde março de 2013, e recebe cerca de 50 toneladas por dia, que é compactada e enterrada diariamente, conforme normas de operação. Com o Aterro em funcionamento, o município está destinando corretamente os resíduos domésticos da população, estando de acordo com as legislações vigentes.

Paralelo com esta atividade, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, já aprovado, um instrumento normativo de planejamento do poder Executivo quanto às ações gerenciais sobre resíduos sólidos, definindo o quantitativo e qualitativo de materiais produzidos no município e definindo áreas adequadas para descarte.

Os resíduos domésticos, proveniente da coleta diária realizada pela Prefeitura, é descartado no Aterro Sanitário. Os de construção civil, composto por entulhos e restos de construção, são encaminados para o “bota-fora”, que é uma área licenciada e apropriada para o referido descarte, localizada no bairro Alto Bela Vista. Os resíduos de poda e varrição de locais públicos, realizadas pela Prefeitura, são destinados ao Parque Municipal da Serrinha, situado às margens da rodovia BR 265 (saída para Ribeirão Preto), o­nde serão processados para se transformar em adubo, através de compostagem. Em breve o serviço atenderá, além da demanda da Prefeitura, pedidos particulares. E os resíduos recicláveis, coletados através de associação de coletores (Acomarp), com apoio da Prefeitura e entidades, realizado em alguns bairros, mas com o intuito de expandir para o restante do município.

Com estas ações, a Prefeitura se preocupa, cada vez mais, em prestar serviço à comunidade com excelência, trazendo soluções para os problemas enfrentados pelos moradores. Porém, há a necessidade de que cada um entenda sua responsabilidade quanto ao ambiente em que vive, buscando melhores condições de vida e saúde.