Plano Municipal de Arborização Urbana

23/11/2011

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do Plano Municipal de Arborização Urbana, plantou, até meados de novembro, 3.478 mudas de árvores em diversas áreas do município. O programa foi desenvolvido de acordo com orientações técnicas da Cemig, que apontaram quais espécies deveriam ser plantadas nos espaços públicos da cidade.

Entre os espaços beneficiados estão o bairro do Morumbi; praças da área central; Projeto Somma e as avenidas Brasil, Wenceslau Braz, Dárcio Cantieri, Zezé Amaral, Alferes Manoel Caetano do Nascimento e Alfredo Campolongo.
 A avenida Oliveira Rezende, as ruas Delfim Moreira e José Osias de Sillos, o distrito de Guardinha, Praça de Esportes Monsenhor Mancini (Campão) e as praças Expedicionários e do bairro São Sebastião serão os próximos locais a serem arborizados pelo município.

A gerente da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Yara de Lourdes Souza Borges, afirma que o objetivo do Plano Municipal de Arborização Urbana vai além da questão paisagística. Para ela, as novas árvores trarão maior qualidade de vida e benefícios à saúde do paraisense. Yara Borges conta que muitos populares solicitam o plantio das mudas em suas calçadas e explica que os pedidos serão atendidos assim que todos os locais previstos no plano forem arborizados.

Conforme contrato firmado com a empresa Xulabeika, vencedora da licitação que viabilizou o plantio e manutenção das mudas, o perímetro urbano de São Sebastião do Paraíso receberá cerca de quatro mil novas árvores.