Prefeitura prossegue com pavimentação

06/09/2011

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Obras, prossegue com os trabalhos de pavimentação em diversas ruas do município. Atualmente, as obras acontecem nos bairros Vila Maria Italiana e São Sebastião, o­nde várias ruas estão recebendo o asfalto. Na próxima semana a Rua Piauí deverá ter os trabalhos de asfaltamento concluídos.

Desde que foi implantado no município, o modelo já foi levado às mais diversas regiões da cidade com atendimento às reivindicações da população. Em junho de 2010 a Prefeitura chegou a lançar um Plano Comunitário de Melhoramentos com o objetivo de proporcionar a pavimentação em dezenas de ruas da cidade. “O Plano Comunitário é o meio mais rápido para que a pavimentação asfáltica aconteça, ele é uma parceria entre a Prefeitura e os moradores e para que os serviços sejam executados, é necessária a adesão pelo menos 60% dos moradores de cada rua que ainda não contam com o benefício”, afirma  José Antônio Cintra, secretário municipal de Obras.

A pavimentação em parceria vem acontecendo em Paraíso, desde a primeira gestão do prefeito Mauro Zanin. Nesta modalidade, a prefeitura entra com os serviços de base e confecção de guias e o morador negocia diretamente com a empresa somente o pavimento, barateando o custo final da obra. Em algumas situações, a Prefeitura realiza até mesmo o serviço de drenagem e captação de água pluvial, fazendo a colocação das cabeças de redes evitando que haja o corte superior da via após a colocação do pavimento.

Conforme afirma José Cintra, o modelo utilizado é a forma que a Prefeitura encontrou para realizar este tipo de obra e atender a população mais carente. “Já fizemos este mesmo trabalho nos bairros Jardim das Acácias, Santa Tereza e São Sebastião, entre outros”, comenta. Ele salienta que aqueles 40% que não aderem à pavimentação a princípio, posteriormente, serão notificados e terão que pagar pelo serviço realizado.

Nesta semana a Prefeitura iniciou os trabalhos de preparação para levar o asfalto na Rua Piauí, no bairro Maria Italiana. “Na quarta-feira, foi feito o serviço de compactação, na quinta e sexta fez-se a terminação das guias  e imprimação. Nos próximos dias já entraremos com a colocação do asfalto propriamente”, acrescenta. Há 15 dias também foi concluída no bairro São Sebastião a pavimentação da avenida Manoel Cândido e ainda de algumas ruas paralelas à via.

O secretário comenta que no município existe um déficit de pavimentação de aproximadamente 210 mil metros quadrados. Ainda em 2010, para a execução dos trabalhos, foi feita uma licitação de mais de R$ 3 milhões para realização de obras de pavimentação. O Plano Comunitário tem vigência até 2012. Os interessados em aderir ao plano devem procurar a Secretaria Municipal de Obras, localizada na Rua José Osias de Silos, 889, Jardim Morada do Sol ou pelos telefones: 3539-1038 ou 3531-4138.