Paraíso define programação da Semana Meio Ambiente

30/05/2011

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria de Planejamento Urbano e do departamento de Meio Ambiente, já definiu a programação e o calendário de eventos para as comemorações da Semana do Meio Ambiente no município. As atividades acontecem a partir desta segunda-feira, 30 de maio, com encerramento em 5 de junho.
 Com a realização de vários eventos como palestras, exibição de filmes, exposição, caminhadas e um trekking ecológico, os organizadores pretendem envolver a comunidade e atingir desde o público infantil e todas as demais faixas etárias com ações de conscientização e preservação da natureza.
 Para Eduardo José Scarano Guidi, do departamento de Agricultura, a programação contempla eventos que atingem o público de todas as idades. “A nossa intenção é abranger toda a comunidade e ampliar o nível de conscientização das pessoas, sempre pensando no bem estar de cada um, numa cidade mais limpa e com mais qualidade de vida para todos”, comenta. Ele destacou a realização de programas de arborização, caminhada ecológica como ações práticas que serão desenvolvidas.
 O secretário de Planejamento Urbano, Cássius Malagutti, destacou que o município tem realizado muitas ações importantes no setor de Meio Ambiente. Ele aponta como um dos destaques a construção do aterro sanitário. “Não é qualquer município que tem o licenciamento em um trabalho que vem ocorrendo há 10 anos, desde o estudo de área e a fase de construção em que estamos agora”, observa.
 Outro ponto positivo relatado pelo secretário, é a coleta dos resíduos sólidos através da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Paraíso (Acomarp). “É um trabalho que está sendo turbinado, pois, em um ano de atividades, ampliamos a coleta de seis para 30 toneladas, em um crescimento vertiginoso”, acrescenta. A entidade deverá receber em breve um caminhão compactador que melhorará a prestação do serviço neste setor.
 Já em relação ao depósito “bota fora” que recebe entulhos de construções em apenas seis meses, já foram recolhidos mais de 3.000m³, o que é equivalente a 600 caçambas que antes eram jogadas em várias áreas da cidade.
 Ainda de acordo com o secretário, em relação ao aspecto ambiental, Paraíso terá um avanço muito grande no setor a partir do início do tratamento de esgoto. “Foi um trabalho árduo o­nde contamos com apoio dos vereadores e da população, resolvendo um impasse de quase 20 anos” diz, Cássius.
 A Copasa acabou de assumir  a rede existente e já está fazendo o trabalho de manutenção com reparos  nas ligações, desapropriações e em breve deverá iniciar a construção das estações de tratamento. O serviço será implantado na sede do município, em Termópolis, no Distrito de Guardinha e na Vila Conserva.
 Cássius diz que Paraíso vive um momento importante em relação a adoção de políticas corretas para a preservação do meio ambiente. “Estamos atentos e temos trabalhado com insistência para adoção de medidas que ajudam a organizar e manter o meio ambiente sem degradação e queremos partilhar tudo isso com a população e contamos com apoio e participação de todos”, acrescenta.

Confira a seguir o calendário com a programação para as comemorações da Semana do Meio Ambiente.