Prefeitura realiza sorteio de casas populares

08/04/2011

“São Sebastião do Paraíso foi o primeiro a dar entrada e é o primeiro a entregar as unidades habitacionais”, diz superintendente da Caixa Econômica Federal

Os beneficiados pelos programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, tiveram a oportunidade de escolher a localização de sua moradia no Residencial Morumbi. O sorteio foi realizado na manhã de quarta-feira (6), no Teatro Municipal Sebastião Furlan, em São Sebastião do Paraíso. Seis famílias com idosos ou portadores de necessidades especiais receberam prioridade e selecionaram as primeiras casas. Quem era sorteado, apontava para uma das 97 casas na planta do bairro e, no mesmo momento, era mostrado em um telão que a unidade já não estava mais disponível.
 Todos que estavam no sorteio já haviam passado pela análise da Caixa Econômica e, portanto, aprovados para iniciar o processo de aquisição da casa própria. Entre outros critérios, a família não poderia ter renda acima de R$ 1.395 e já ter participado de outro projeto habitacional. As parcelas equivalem exatamente a 10% da renda da família, sendo a prestação mínima de R$ 50. Durante 120 meses, o proprietário da casa tem o compromisso de quitar as parcelas em dia. Caso contrário, o imóvel pode ser tomado.
 Constantino Dias Neto, superintendente da Caixa Federal da região Centro Oeste, explica que o principal benefício do programa é dar oportunidade para quem precisa. “As famílias que não tem condições de adquirir um imóvel nos modos tradicionais de financiamento, agora podem finalmente comprar a casa própria”. O superintendente conta que o desafio da Caixa Federal era realizar, em 2009 e 2010, um milhão de unidades habitacionais. “Com muito trabalho, muita dedicação e muita parceira nós conseguimos chegar a essa marca no Brasil inteiro”.
 Quando o programa foi lançado pelo governo, São Sebastião do Paraíso do Paraíso não poderia ser enquadrado, pois era requisito mínimo ter população superior a 100 mil habitantes. Dias Neto revela que  mesmo assim o prefeito Mauro Zanin já havia procurado a Caixa e apresentado a ideia do projeto. Logo depois, o programa passou a aceitar cidades menores e Paraíso então já estava na frente na região Centro Oeste. “De todos os municípios que contrataram, São Sebastião do Paraíso foi o primeiro a dar entrada e é o primeiro a entregar as unidades habitacionais” diz o superintendente.
 De acordo com o prefeito, o “Minha Casa Minha Vida” ajuda a diminuir o déficit habitacional e traz a realidade da casa própria para mais perto. “Esse é o propósito que temos ao lançar o programa; tornar a casa mais acessível a partir do momento que se isenta tarifas, que faz o subsídio ou que entra com a doação do terreno – essas são formas de facilitar o acesso da família a casa própria”. Zanin ainda reforça que o programa só funciona através de parcerias, como a empresa privada que quis investir no município, a Caixa Econômica que opera o recurso do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e principalmente o Governo Federal. “Todos nós juntos conseguimos realizar o sorteio e futuramente a entrega de 97 casas. Cada um tem o seu papel e o interesse é coletivo, principalmente das famílias da região”.
 A obra estava prevista inicialmente para ser entregue no final do ano passado. No entanto, segundo o secretário de Obras, José Cintra, o atraso aconteceu devido a busca  do recurso, da demanda e documentação. “Mesmo tendo ficado praticamente pronta no ano passado, ela está sendo entregue nesse momento sem perder a qualidade por causa do tempo”, explica. O projeto levou cerca de 1 ano meio para ser concluído, contando desde o seu início até o momento atual. “É uma satisfação muito grande ver as 97 famílias escolhendo o lugar o­nde vão morar”, declara Cintra.

Orientação  —  Na noite da última terça-feira (7), foi realizada uma reunião no teatro com todos os contemplados pelo projeto “Minha Casa, Minha Vida” para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre os próximos procedimentos.
 Entre os presentes, estevam a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a chefe do departamento de Fiscalização, Maísa Silva, o coordenador de sustenção da região da Caixa Federal, Hermano Melo e o prefeito Mauro Zanin.