Prêmio de excelência em gestão de trânsito

09/12/2010

Através de ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transportes e Defesa Civil, São Sebastião do Paraíso foi homenageada recebendo o prêmio de excelência em gestão de trânsito, uma iniciativa dos 50 anos do Grupo Contransin, empresa especializada em sinalização semafórica, vertical e horizontal, que visa disseminar e valorizar gestores do trânsito do nosso país reconhecendo, engrandecendo e estimulando-os em suas trajetórias de desenvolvimento sustentável.
 A premiação ocorreu na quinta-feira, 2 de dezembro, na cidade de Três Corações/MG, o­nde foram homenageados 40 gestores de trânsito de todo o país. O processo de escolha da cidade de São Sebastião do Paraíso ocorreu no início do ano, o­nde técnicos especializados da Contransin estiveram na cidade realizando pesquisas e avaliações.
 Dentre as ações de trânsito desenvolvidas na cidade, destaca-se a elaboração do Plano de Mobilidade que tem como objetivo estabelecer políticas e diretrizes a curto, médio e longo prazo. No decorrer desses anos, serão feitas revisões periódicas relativas ao assunto com a finalidade de promover a cidadania, a inclusão social, bem como o aperfeiçoamento institucional regulatório e da gestão, no qual serão realizadas ações integradas de desenvolvimento urbano, mobilidade e de proteção do meio ambiente, de acordo com o Ministério das Cidades.
 Outra ação de grande relevância é o projeto “Educando para o Trânsito”, com palestras nas escolas da rede municipal de ensino, outdoors e campanhas  educativas, envolvendo vários segmentos da sociedade paraisense.
 “Esse prêmio reconhece a qualidade da gestão não apenas do trânsito em si, mas todas as ações que, em conjunto, promovem uma maior fluidez no fluxo de veículos, melhorando a qualidade de vida de nossa população”, afirmou a engenheira Walquíria Caetano de Pádua Vieira. Através das ações em conjunto com várias secretarias municipais, como a aprovação de loteamentos, projetos educação de trânsito, revitalização da sinalização horizontal e vertical, interdições, apoio a eventos, tudo isso qualifica a prefeitura para continuar recebendo prêmios. “Isto é fruto de cinco anos de trabalho”, ressaltou a engenheira.
 As cidades de Arapiraca/AL, Barretos e Lorena/SP, Belo Horizonte, Poços de Caldas e Lavras/MG, Cabo Frio e São Gonçalo/RJ, Campina Grande/PB,  Guarujá (litoral paulista) e Três Corações que sediou o evento, foram algumas das homenageadas.