Definido casal Beleza Negra 2010

23/11/2010

Os primos Marçal Fidelis e Tuany Carolina ficaram com a faixa de campeões

A abertura oficial da IV Semana de Estudos da Consciência Negra em São Sebastião do Paraíso (Secon – lei municipal nº 3.264/05), teve início no sábado, 13 de novembro, com uma exposição de fotos na praça comendador José Honório (matriz) e uma missa especial na igreja matriz de Nossa Senhora da Abadia na manhã de domingo, 14. Na noite do mesmo dia, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, aconteceu a 3ª edição do concurso “Beleza Negra” paraisense. O encerramento acontece neste domingo (21), com uma missa na igreja de São José (bairro Cristo Rei), celebrada pelo padre Luiz Tavares, de Itaú de Minas.
 Este ano, 20 moças e 9 rapazes na categoria adulto foram avaliados por sete jurados nos quesitos: beleza, simpatia, conhecimento da história e cultura afro, além de traje e cabelo afro. A abertura foi realizada por um grupo de 14 crianças com idade entre 7 e 14 anos, que participaram da categoria infantil. Durante a apuração dos votos, o público assistiu a uma apresentação de hip hop com o grupo de dança paraisense Crazy Beat.
 No quesito cabelo afro saíram vencedores Alecsandro dos Santos Estevão e Jaqueline Cristina Teodoro, ambos os penteados feitos no salão Adriana Menezes Fashion Hair, levando cada um prêmio de R$ 100,00 e a profissional cabeleireira ganhou oito anúncios gratuitos, coloridos, 1/8 de página, nas edições de domingo do Jornal do Sudoeste.
 O prêmio principal masculino ficou para Rodrigo José da Fonsceca (3º lugar – R$ 150,00); Alecsandro dos Santos Estevão (2º lugar – R$ 200,00) e Marçal Henrique Fidelis (1º lugar – R$ 250,00). No feminino, as vencedoras foram Ana Cristina da Silva Andrade (3º lugar – R$ 150,00); Rosângela Aparecida da Rocha (2º lugar – R$ 150,00) e Tuany Carolina Fidelis (1º lugar – R$ 250,00). A campeã do concurso em 2009, Lidiane Cristina Teodoro, passou a faixa para Marçal e Tuany, o novo casal “Beleza Negra 2010”.
 O ingresso para o público assistir ao concurso foi a doação de 1 quilo de alimento não-perecível. Foram arrecadados mais de 200 quilos de alimentos que serão doados a 30 famílias carentes do município – incluindo o distrito de Guardinha, com base nas informações passadas pela Gerência de Ação Social da Prefeitura.
 A Semana de Estudos da Consciência Negra é um evento que atende à Lei Municipal n.º 3.264/05, de autoria do vereador Antônio César Picirillo. Em sua 4ª edição, o evento deste ano também contou com missas, homenagens a 14 personalidades negras – incluindo também ausentes e póstumas, apresentação de escolas, reunião solene da Academia Paraisense de Cultura, exibição dos filmes “Besouro” e “Hotel Ruanda” no Cine 14 Bis e do documentário “A Negação do Brasil, o Negro na Telenovela Brasileira” em sete escolas da cidade.