Concurso “Beleza Negra” abre inscrições

13/10/2010

A partir de quarta-feira, dia 13 de outubro, estarão abertas as inscrições para o 3º concurso “Beleza Negra” paraisense. O evento acontece no dia 14 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, e faz parte da  programação oficial da 4ª Semana de Estudos da Consciência Negra (Secon) que, este ano, acontece de 14 a 21 de novembro em São Sebastião do Paraíso.
 O concurso terá duas categorias: Infantil (ambos os sexos), idade de 7 a 14 anos) e Adulto (também ambos os sexos), idade acima de 15 anos. A premiação em dinheiro será apenas para o 1º, 2º e 3º lugar da categoria Adulto. Será considerado o casal “Beleza Negra” paraisense 2010 os vencedores da categoria adulto que ficarem em 1º lugar.
 Para participar, os interessados devem levar cópia do documento de identidade e comprovante de residência, até o dia 5 de novembro, das 13h às 17h, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal (praça dos Imigrantes, n.º 100), e falar com Adriano Rosa – membro da comissão organizadora da 4ª Secon. Menores de 18 anos só poderão participar mediante autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais. O concurso é aberto somente para pessoas que moram em Paraíso, zona rural e distrito de Guardinha. As inscrições são gratuitas.
 Este ano a premiação será de R$ 250,00 (vencedores em 1º lugar), R$ 200,00 (2º lugar) e R$ 150,00 (3º lugar), mais um prêmio extra de R$ 100,00 para o melhor cabelo afro de ambos os sexos. Também será premiado o salão o­nde o candidato (a) fez o seu penteado. A escolha dos vencedores será feita por sete jurados escolhidos pela comissão organizadora. Para facilitar a apuração, este ano será um ou dois jurados para cada item em análise.
 Serão avaliados e pontuados de 1 a 10 os quesitos: Simpatia (a forma de apresentação ao público e aos jurados); Beleza (facial e de corpo), Traje (social e afro) e Cabelo Afro. Haverá ainda um “quiz” de perguntas e respostas no item Conhecimento da História e Cultura Afro, o­nde a nota poderá ser zero, 5 ou 10. Os participantes da categoria Infantil farão o desfile de abertura, não concorrem ao prêmio e todos ganharão um brinde.
 O ingresso para qualquer pessoa assistir ao concurso será 1 quilo de alimento não-perecível. Os alimentos serão doados em forma de cestas básicas à famílias carentes do município, indicadas pela Gerência de Ação Social da Prefeitura. Menores de 5 anos, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais terão entrada liberada, ficando a critério dos mesmos a doação dos alimentos.
 Em 2009, o casal “Beleza Negra” paraisense foi Lidiane Cristina Teodoro e Carlos Leonardo de Paula. Eles receberam a faixa de Cristiane Aparecida Marcelino Campos e Renan Augusto da Fonseca, eleitos em 2008. O evento tem total apoio da Prefeitura de Paraíso.