Pré-conferências Municipais de Saúde

06/10/2010

O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso deram início na segunda, 4 de outubro, às pré-conferências municipais de saúde previstas para acontecerem em todos os bairros da cidade.
 As pré-conferências tem como objetivo divulgar a IV Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em dezembro de 2010, além de eleger os delegados usuários, elaborar propostas para os problemas de saúde enfrentados pela população, otimizar as políticas de saúde do município e principalmente estreitar a relação da população com o poder público.
 No dia 4, a pré conferência foi realizada no bairro que abrange a Unidade de Saúde da Família da Vila Mariana. Apesar da forte chuva que caiu naquela noite e uma pequena participação da população, várias propostas foram elaboradas pelos participantes.
 Na terça-feira, dia 5, aconteceu reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde e também a pré conferência na USF do São Judas. Na quarta, 6, o local escolhido foi a USF Caic I e na quinta, 7, o Caic 3. Todas as duas reuniões  têm início às 19h e são abertas a toda população do bairro.
 Para os próximos dias, os locais ficaram assim definidos: dia 13 - USF San Genaro, 14 - Verona, 18 – Estação, 19 – Asilo, 20 – Alvorada, 26 – Santa Maria, 27 – João XXIII, 28 – Planalto, todos com início previsto para as 19h.
 De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcos Rogério de Paula Oliveira, “a participação da população reforça a importância das pré-conferências de saúde como espaços de democratização da saúde e, consequentemente, de fortalecimento do SUS além de ser a oportunidade que cada morador tem para expor o que sua comunidade almeja em ações voltadas para a saúde. É seu direito e seu dever como cidadão” explica.
 Convocada pelo prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), a IV Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro de 2010.