Vigilância Epidemiológica alerta sobre dengue

27/09/2010

O setor de Vigilância Epidemiológica de São Sebastião do Paraíso recebeu orientações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre o suposto aumento de casos de dengue em Minas Gerais, no ano de 2011.
 De acordo com o coordenador da Zoonoses, Gustavo Bernardino, a reunião feita em Passos, como todos os 24 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS), alertou para o aumento e a gravidade dos casos de dengue em nossa região.
 Bernardino explicou que em 2009 foram apenas três casos e agora em 2010, já são 41 casos confirmados e todos foram contaminados no município. “Isso significa que os mosquitos de Paraíso já estão contaminados com o vírus da dengue e se a população não fizer a parte dela em manter limpos seus quintais e evitar deixar água parada e  acumulada, a dengue vai chegar assustadoramente em Paraíso”, explica.
 O coordenador também esteve na tribuna livre da Câmara Municipal, na quinta-feira, 23. Além do trabalho ter sido muito elogiado pelos vereadores, ele expôs a real situação de Paraíso no combate à dengue, falou das dificuldades enfrentadas para visitar residências fechadas, o­nde se sabe que há focos de dengue, respondeu perguntas  relativas a preocupação do foco na Lagoinha, o­nde não há perigo, pois existem peixes no local e a contaminação acontece em água parada, comentou sobre a resistência que o mosquito está apresentando ao inseticida colocado nos vasos de plantas, caixas de água destampadas e, principalmente, pediu ajuda para divulgação da campanha, enquanto as chuvas não chegam.
 Uma das estratégias para melhor enfrentamento do período das chuvas de 2011 é a preparação e qualificação dos 30 agentes de combate à dengue. “Nós da Prefeitura e da Vigilância Epidemiológica estamos fazendo nossa parte. Estamos alertando e principalmente, pedindo a ajuda da população para combater o mosquito Aeds Aegypt. A questão é séria, as previsões  infelizmente não são as melhores e quem sai perdendo com isso é a população. Necessitamos que cada um faça sua parte, evite água parada e qualquer dúvida, chame os agentes da Vigilância”, desabafa Gustavo.
 A Vigilância Epidemiológica funciona em Paraíso à rua Geraldo Marcolini, n.º 1236, centro, telefone 3539-1040.