Reunião discute atendimento a presos e apreendidos

11/08/2010

O secretário de Saúde e Ação Social de São Sebastião do Paraíso, Marcos Rogério de Paula Oliveira, recebeu na manhã de quarta-feira (4), representantes das polícias Civil e Militar e do presídio local para discutirem os atendimentos a presos e pessoas apreendidas na cidade.
 O fluxo de atendimentos destas pessoas estava gerando certo desconforto principalmente quando é necessário o acolhimento no prédio do Pronto Atendimento. Os médicos Iaperi Dantas Melo, que atende no PS e Sandro Marciano, diretor clínico do Pronto Socorro, explicaram o transtorno causado pela presença da polícia e a exigência de um atendimento rápido.
 Uma das alternativas apresentadas quanto ao atendimento médico prestado, seria a instalação no município do Instituto Médico Legal (IML), demanda que será apresentadas aos representantes políticos de São Sebastião do Paraíso.
 Depois de muita discussão, ficou acertado que uma comissão formada por representantes da direção do presídio e do setor de Controle e Avaliação do município irá  estudar  possibilidades de se obter recursos estaduais.
 Por enquanto os atendimentos continuarão sendo feitos no Pronto Socorro e no Ambulatório Municipal. Os médicos da rede municipal continuarão a dar declarações de que determinado paciente esteve no consultório e quais as condições apresentadas.
 O diretor de saúde do município, Christian Alves Neto ressaltou a importância do encontro e se colocou a disposição para solucionar os problemas. Já o secretário Marcos Rogério lembrou que o município na maioria das vezes é obrigado a assumir responsabilidades que são do Estado, mas citou que isso será feito dentro dos limites financeiros, fisicos e estruturais. “Não podemos assumir todas as responsabilidades, sabemos que nossa ajuda é necessária”, encerrou Paula Oliveira.
 Participaram da reunião, José Maria (inspetor da Polícia Civil), Rosaine Lunardelo (delegada de polícia), Marley de Oliveira Pinto (tenente da Polícia Militar), Débora Talita Dantzger Torresillha (coordenadora do Pronto Socorro), Iaperi de Melo Dantas, Sandro Marciano dos Santos (diretor clínico do Pronto Socorro), Leandro Candido Freitas (diretor administrativo do Presidio), Josiane Basilio (técnica de enfermagem do Presidio), Júlio Rodrigues dos Santos (diretor geral do Presidio), Christian Alves Neto (diretor de saúde) e Wandilson Aparecido Bícego (gerente do setor de Controle, Avaliação, Regulação e Ouvidoria).