Projetos diversificados na E.M. Alice Naves

08/07/2010

Alunos da escola municipal professora Alice Naves Ferreira (Jardim Planalto) participam de diversos projetos coordenados por professores da unidade educacional, e voltados à leitura, geografia, ciências e esportes.
 “Aprendendo e Cantando com a Poesia” é o projeto desenvolvido junto aos alunos do 4º ano da professora Conceição Bonifácio Pereira Martins. Nele, as atividades colocam a poesia como inspiradora, sendo tudo que nos cerca e que nos emociona. Com esse intuito os alunos descobrem o poder de brincar com as palavras. Depoimentos das crianças comprovam: poetas e escritores nascem através de oportunidades, momentos de imaginação, fantasia, criatividade e liberdade de criação.
 Já no projeto “Conhecendo o Sistema Solar”, alunos do 5º ano assistiram a uma palestra da educadora Márcia Cristina de Pádua Neto, o­nde mostraram-se envolvidos e participaram ativamente das atividades propostas, unindo dessa forma teoria e prática. O trabalho foi desenvolvido através de cartazes, planetário, pesquisas, blogs, websites, leituras diversificadas e a palestra. No final, ficou comprovada a aprendizagem através dos resultados obtidos na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia).
 No projeto “Farmácia Viva”, idealizado pela diretora Lázara Regina de Morais Colombaroli e concretizado pelas professoras Maria José Vieira da Silva e Márcia Cristina de Pádua Neto Neves, há um resgate do poder das ervas medicinais. Conhecimentos prévios foram comparados com os científicos. Através de uma palestra com a funcionária Joana D'arc da Silva, responsável pelos serviços gerais da escola, as crianças entraram em contato com o mundo das ervas medicinais, resgatando um saber antigo da humanidade, “ao qual não temos dado o devido valor, apesar de nossa busca incansável por qualidade de vida”, afirmou a diretora
 Ressaltando também o lado científico desse conhecimento, o projeto foi adotado pelo médico fitoterapeuta Randhal Vinícius Bianchi. Além de dar assessoria ao projeto, ele tem como objetivo, em parceria com a escola, difundir esse ensinamento para as demais unidades de ensino municipal.
 O projeto “Copa Cultural” trouxe como temática o futebol, uma das práticas culturais esportivas mais difundidas em âmbito nacional. “Como é uma das maiores paixões do povo brasileiro não poderíamos ficar de fora desta”, afirmou Sebastião Silva Carvalho Júnior, professor que desenvolve a atividade na escola para alunos do 5º ano. As crianças puderam vivenciar dentro da escola o ambiente da Copa. “O trabalho está sendo interdisciplinar, conhecendo várias etnias e culturas, aprendendo a valorizá-las e respeitá-las”, ressaltou.