Projeto Pode Crê forma alunos em Paraíso

07/07/2010

Uma parceria entre o Governo Municipal de São Sebastião do Paraíso e a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude possibilitou a realização do projeto Pode Crê! no município. Ao todo 45 jovens paraisenses, incluindo o distrito de Guardinha, com idade entre 15 e 24 anos, participaram da capacitação que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de junho de 2010.
 As aulas foram ministradas na escola municipal professora Maria de Lourdes Dizaró (Caic) e a formatura aconteceu nas dependências do Sesi/Acissp. A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença do Superintendente de Reinserção do Jovem, Cleiton Camilo Dutra; diretor de Relações com o Sistema Prisional, Thiago Franco; vereador Walker Américo; prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin; diretor de Saúde Christian Alves Neto; gerente de Ação Social Rozi Mari Bulgari; presidente da o­nG VivHer!, Pedro Siqueira e representantes das secretarias de Educação, Segurança Pública e Saúde e Ação Social.
 Durante o discurso, Cleiton Dutra ressaltou a importância do Projeto Pode Crê e reforçou a responsabilidade dos jovens formandos em multiplicar o que lhes foi apresentado “A partir de agora, os jovens conhecerão a si próprios com maior profundidade, compreenderão o outro com maior respeito e solidariedade e entenderão o mundo com maior senso crítico, perspicácia e maturidade”.
 Segundo Thiago Franco, com a capacitação os jovens “terão ainda uma postura mais ativa para resolver seus problemas e dificuldades pessoais, além de uma vida mais saudável, preventiva e compreenderá os caminhos mais pertinentes para melhorar de vida e buscará em suas relações próximas maior respeito, igualdade e solidariedade”.
 O  prefeito Mauro Zanin assumiu o compromisso juntamente com o vereador Walker Americo de constituir o Conselho da Juventude, ressaltando que “mudanças de comportamento aliadas à ações do governo devem trazer um futuro melhor para nossa população”. Enfatizou que a máquina pública nada pode fazer sem a colaboração da  população e que a participação deve começar desde o cedo em suas vidas.  Agradeceu também o empenho do Governo Estadual em trazer esse tipo de projeto para o município, que como a maioria dos projetos estaduais vem agregando muito valor para a nossa comunidade.
 Foram apresentados ainda, dois emocionantes vídeos sobre o projeto e ao final, distribuídos os certificados aos participantes e em seguida o almoço.

Pode Crê!  —  O Pode Crê! é um projeto que trabalha com 11 temáticas, através de oficinas, nas quais são abordadas diversos temas entre eles a sexualidade, prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), prevenção à gravidez na adolescência, ética e moral, participação juvenil, viver com Hiv/Aids, prevenção ao uso de álcool, drogas e entorpecentes, entre outros.
 O projeto tem como entidade executora a o­nG VivHer!, referência internacional, nesta temática e são jovens desta entidade que ministram o curso que teve como objetivo formar multiplicadores em São Sebastião do Paraíso.