Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Governador anuncia asfalto até Guardinha

25/06/2010

Solenidade aconteceu no Palácio Tiradentes na capital mineira

 O governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Junho Anastasia, anunciou em solenidade realizada na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves o início do programa “Caminhos de Minas”. Trata-se de um conjunto de obras de infra-estrutura viária, que segundo informações do governo mineiro, irá pavimentar 223 trechos de estradas que fazem a ligação de municípios e distritos mineiros.
 O programa beneficiará diretamente 297 municípios, com a pavimentação de 7,6 mil quilômetros de extensão, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhares de mineiros que utilizam as estradas de terra. Durante a solenidade, o governador Antonio Anastasia assinou a autorização de liberação de recursos necessários à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) para realizar licitação, execução e conclusão de projetos de engenharia.
 “O Caminhos de Minas é a continuidade do ProAcesso, que foi um programa âncora do desenvolvimento de Minas. Tenho a honra agora de dar um passo avante importantíssimo para a interligação das regiões mineiras. Acredito que é um programa que vai trazer não só qualidade de vida, conforto, mas, especialmente, desenvolvimento econômico e integração regional às diversas regiões de nosso Estado. Para você ter uma ideia, o Sudoeste de Minas não é ligado ao Triângulo, a não ser por São Paulo. Vai ser ligado direto. Mesma coisa o Norte com o Centro-Oeste. Nós faremos isso”, disse o governador Antonio Anastasia em seu pronunciamento.

 Apoio internacional  —  Durante solenidade o governador Antonio Anastasia afirmou que no início de julho irá a Washington (EUA), apresentar o novo programa do Governo do Estado aos dirigentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird), parceiros em outros programas mineiros de infra-estrutura. Participaram da solenidade 203 prefeitos de cidades mineiras, deputados estaduais e federais, secretários de Estado e lideranças políticas.
 “A convite das instituições internacionais passarei dois dias em Washington para levar esse programa Caminhos de Minas aos nossos grandes parceiros, que já pediram para conhecer o projeto, porque têm interesse em manter a parceria com Minas Gerais. O nosso governo é um governo que tem a credencial e o reconhecimento das instituições financeiras internacionais, exatamente por aquilo que fizemos, desenvolvemos e implementamos ao longo desses anos, para ter o crédito, a confiança e o reconhecimento de que temos condições de fazer e fazer mais e mais”, afirmou Antonio Anastasia.

 Projetos iniciados  —  O  “Caminhos de Minas” consolida o Planejamento Estratégico de Logística de Transportes elaborado a partir do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) para o período 2007-2023. A proposta é dotar o Estado de moderna infraestrutura e, assim, promover o desenvolvimento econômico e reduzir a desigualdade social entre as regiões mineiras.
 “É um programa por etapas, obviamente. Ninguém faz um programa deste tamanho de uma vez só, como também não fizemos assim com o Proacesso. Já temos recursos este ano para concluirmos os projetos. Várias das obras já estão em execução, como por exemplo o trecho Uberlândia — Campo Florido. Algumas já começaram e vamos concluir os projetos neste ano. Outras tantas os projetos estão sendo concluídos”, disse o governador.
 Para a primeira etapa, a Secretaria de Estado de Transportes de Obras Públicas (Setop) está autorizada a iniciar obras em 21 trechos, somando 509 quilômetros, com investimento de aproximadamente R$ 800 milhões. Outros 39 trechos estão em fase de projetos de engenharia. A Setop já contratou a elaboração de projetos de engenharia de 40 trechos e abriu o processo de licitação para contratar projetos para outras 122 estradas.
 O Governo de Minas Gerais, por meio da Setop, estima investimento de R$ 5 bilhões nas obras. O custo final será consolidado após a conclusão de todos os projetos executivos e licitações.

 Guardinha  —  Dentre os trechos anunciados está a ligação da BR 265 ao distrito de Guardinha. Um sonho antigo da população do local e dos moradores de São Sebastião do Paraíso e que já foi muito debatido e até mesmo anunciado, agora tem o compromisso do Governador Anastasia para sua realização.
 “Tenho acompanhado a seriedade e compromisso que o Governo de Minas Gerais vem tratando as demandas dos municípios. E quando anunciam uma obra ou investimento podemos confiar que será concluído. Sendo assim, acredito que, obedecendo os prazos de licitação e realização do projeto executivo, tenho certeza que esta tão sonhada estrada será asfaltada”, comemorou o prefeito de São Sebastião do Paraíso Mauro Zanin.
 O trecho que liga a rodovia ao distrito tem 12 km. A primeira etapa é a licitação para a realização do projeto de execução da pavimentação, para em seguida ser iniciada a obra.
 “Devemos agradecer muito o empenho dos nossos representantes junto ao governo mineiro. Os deputados Carlos Melles e Antônio Carlos Arantes têm sido batalhadores pelas causas da região. A inclusão do asfaltamento da estrada de Guardinha no programa anunciado na segunda-feira pelo Governador Anastasia se deve, e muito, ao trabalho dos nossos legítimos representantes” analisou Zanin.
 O asfaltamento da estrada que liga o distrito de Guardinha é uma demanda antiga da população paraisense, comparada à conclusão do Centro Olímpico. Reivindicações que vão encontrando soluções na administração do prefeito Mauro Zanin que após concluir a Arena Olímpica, compartilha com os moradores do município o anúncio feito pelo Governador Antônio Anastasia.
 “Com trabalho sério de toda a equipe da Prefeitura de Paraíso e em parceria com nossos representantes em Belo Horizonte e Brasília, junto ainda ao governo mineiro temos avançado e conseguido melhorar a vida de quem mora em nosso município”, finalizou Zanin.

 Região  —   Em nossa região, além da ligação entre BR 265 a Guardinha, foram anunciados os seguintes trechos para pavimentação dentro do programa Caminhos de Minas:
- Nova Resende a Bom Jesus da Penha;
- Pimenta a Guapé;
- Guapé a São José da Barra;
- Jacuí a Fortaleza de Minas;
- Monte Santo de Minas ao distrito de Milagres e ligação com o estado de São Paulo;
- Muzambinho a divisa com o estado de São Paulo;
- Campos Gerais a Córrego Fundo e Fama;
- Fama a Alfenas;
- Passos a Alpinópolis;
- Boa Esperança a Itaci e Carmo do Rio Claro;
- São João Batista do Glória a Delfinópolis e
- Delfinópolis a Sacramento.