Prefeito visita Associação de Coletores

15/06/2010

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, visitou na tarde de terça feira, 1º de junho, a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Paraíso (Acomarp). Acompanhado do secretario municipal de Planejamento Urbano, Cassius Malagutti, Zanin comentou sobre as ações que o município vem executando na área ambiental e sobre os desafios propostos para os próximos anos.
 “O nosso maior desafio hoje é conscientizar a população a promover a separação entre lixo orgânico e reciclável. O governo local executa ações voltadas à coleta, destinação e tratamento dos resíduos, porém a participação da comunidade com certeza é uma importantíssima parcela no processo de limpeza urbana”, afirmou o prefeito.
 A Associação funciona com aproximadamente 20 coletores devidamente cadastrados e uniformizados. Segundo dados da coordenação, no ultimo mês, a Acomparp vendeu cerca de 20 toneladas de material reciclável.
 Durante a visita, o secretário Cassius Malagutti comentou sobre as obras a serem iniciadas em Paraíso, como o novo aterro controlado e a estação de tratamento. “Dentre as varias ações que a Secretaria vem executando, podemos citar a implantação do aterro sanitário. O local poderá receber e destinar de forma correta, as 40 toneladas de lixo produzidas em nossa cidade diariamente”, explicou.
 Para a construção do novo aterro, serão investidos recursos de R$ 2,2 milhões que foram garantidos através de um convênio com o Fhidro (Fundo de Proteção, Recuperação e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais). Além da aquisição da área, a Prefeitura vai investir com cerca de R$ 300 mil em contrapartida. O processo licitatório vai ocorrer no próximo dia 15.
 Zanin e Cassius ainda ressaltaram a importância da implantação do tratamento de efluentes domésticos em Paraíso, que será realizado através da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Os investimentos da concessionária serão superiores a R$ 40 milhões.
 Logo em seguida, prefeito e secretário foram à área de destinação de resíduos de construções, o­nde Zanin reforçou a importância de se ter um local apropriado para o depósito deste tipo de material. “Esses resíduos antes eram depositados em terrenos baldios, favorecendo a proliferação de animais peçonhentos”, salientou. O novo local está regulamentado através de convênio, licenciado e adequado a receber todo o material gerado por obras de construção, reforma ou demolição.