Educadores da rede municipal de ensino participam de congresso em BH

07/06/2010

No final de semana dos dias 17 e 18 de abril, profissionais da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso estiveram em Belo Horizonte para participar do III Congresso Internacional Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem – Atualidades da Neurociência e da Psicologia para a Educação. Professores, supervisores pedagógicos, diretores escolares,  equipe da Secretaria Municipal de Educação, acompanhados da secretária Maria Luiza Coelho de Pádua, prestigiaram o evento.
 O congresso é uma continuidade à política de gestão educacional do município. O foco principal é a formação continuada de seus educadores, no sentido de assegurar o direito de aprender e como ensinar de forma a garantir a todos os alunos o acesso à aprendizagem e, consequentemente, melhorar a qualidade da educação municipal, promovendo o aprimoramento de seus profissionais, buscando fazer da escola um espaço de reflexão coletiva da prática docente.
 Palestrantes de diversas formações, pedagogos, psicopedagogos, psiquiatras e neurologistas, apresentaram as mais relevantes e recentes pesquisas e descobertas que auxiliam a lidar de forma mais produtiva com crianças e jovens com dificuldades e transtornos de aprendizagem.
 “Foram dois  dias de imersão em temas imprescindíveis, a apontarem caminhos para as mudanças necessárias à atual realidade educacional brasileira”, afirmou Regina Márcia Penha Pimenta, coordenadora pedagógica do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação. “Neste momento em que vivenciamos os encontros e desencontros  da 'inclusão' de todos e de cada um, os ensinamentos recebidos, serão de grande valia, para a escola discernir suas reais competências, assumir suas responsabilidades em apoio aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e contar com o apoio do poder público nos casos de crianças e adolescentes com  transtornos de aprendizagem, de forma que sejam não só encaminhados, mas diagnosticados e assistidos por outros profissionais, num trabalho multidisciplinar”, ressaltou.
 Entre as ideias deixadas, as exigências do mundo atual do trabalho: profissionais que pensem de forma inovadora, que possuam flexibilidade no agir, agilidade nas decisões, versatilidade para os diferentes tipos de trabalho, capacidade de trabalhar cooperativamente.
 “Para os bons aprendizes nunca faltarão bons mestres. Porém, são os maus aprendizes que revelam os verdadeiros mestres”, deixou para reflexão de todos os educadores, Jaime Zorzi, doutor em Educação, mestre em Distúrbios da Comunicação, professor e diretor do Centro  de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (Cefac) e fonoaudiólogo.