Escolha de diretor acontece na rede municipal de ensino

06/01/2010

A Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso (Semessp) implanta política democrática de escolha de diretores escolares. Incluída no Plano de Metas do Programa de Ações Articuladas (PAR) e aprovado pelo Ministério da Educação,  a escolha de diretores escolares e coordenadores de Centros de Educação Infantil (CEIs) ocorreu no mês de dezembro de 2009.
 A eleição teve ampla divulgação para todos os profissionais da rede municipal e comunidades escolares envolvidas, pais, alunos e sociedade em geral, com critérios fundamentados nos princípios democráticos e na legislação vigente.
 O processo passou por uma primeira etapa em que os profissionais inscritos se submeteram a uma prova de Conhecimentos que lhes deu direito à Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar e, em um segundo momento, os interessados apresentaram seu Plano de Trabalho à comunidade escolar da instituição, o­nde se propuseram a concorrer à função de dirigente escolar, submetendo-se ao voto da assembléia presente.
 Toda a preparação para a divulgação das chapas de diretor e vice-diretor ou coordenador de CEI e convocação da comunidade escolar para a participação da escolha, foram feitas por uma Comissão Organizadora composta pelos membros dos Conselhos Escolares, em cada unidade de ensino, com a assessoria de técnicos da Secretaria.
 Ao todo, eram dez vagas para a função de diretor e vice-diretor escolar e sete para coordenador de Centro de Educação Infantil. Assim, no dia 5 de dezembro, os candidatos fizeram a prova e no dia 19 apresentaram seus Planos de Trabalho, submetendo-se ao voto da comunidade presente ou ao voto dos Conselhos Escolares.
 “Previsto no Plano de Carreira dos profissionais da rede municipal de ensino, o processo de gestão democrática, já iniciado com a ampliação da autonomia dos estabelecimentos escolares em aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos, alcança seu grande momento com a concretização da indicação dos dirigentes escolares pela comunidade escolar, diretamente ligada às unidades de ensino”, afirmou Regina Márcia Penha Pimenta, do departamento do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.
 Os novos diretores e coordenadores escolares serão nomeados pelo prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin e os vice-diretores eleitos nas chapas vencedoras serão designados pela secretária municipal de Educação, com a posse prevista para a segunda quinzena de  janeiro.
 “O objetivo maior em educação direciona-se à qualidade da aprendizagem de nossos alunos e à sua formação humana. Durante os próximos quatro anos, essa será a meta prioritária dos novos dirigentes escolares, quando, então, ocorrerá novo processo de Certificação Ocupacional e eleição de dirigente escolar na rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso”, concluiu Regina Márcia.