CVT é inaugurado nesta sexta-feira em Paraíso

17/12/2009

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Sebastião do Paraíso será inaugurado nesta sexta-feira, 18, às 11h, com a presença do secretário do Estado de Minas Gerais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, do deputado federal Carlos Melles, deputado estadual Antônio Carlos Arantes e outras autoridades regionais.
Em São Sebastião do Paraíso, o CVT foi implantado em parceria com a Prefeitura e a Cooparaiso, empresa que será sua gestora e mantenedora, tendo investido R$ 180 mil neste projeto. O objetivo é atender ao produtor, seus familiares e trabalhadores rurais. Através de parcerias com outras instituições e empresas da iniciativa privada, o atendimento também será ampliado à comunidade em geral.
No CVT serão oferecidos cursos profissionalizantes, comportamentais, de informática e gerenciais; com aulas ministradas por instrutores, que foram especialmente treinados pelos técnicos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Os usuários também terão oportunidade de frequentar ensino à distância e ter acesso à sala de vídeo conferência, o­nde poderão assistir a debates, palestras, conferências, seminários e ainda trocar experiências através da rede que é composta por todos os CVTs do Brasil.
Aproveitando a vocação natural do sudoeste de Minas e a experiência de 50 anos de tradição da Cooparaiso, o CVT conta com um bem montado laboratório tecnológico do café para cursos de degustação e classificação de café. O objetivo é firmar parcerias com renomados centros de pesquisas e universidades, a fim de repassar aos produtores novas tecnologias, assegurando a sua sustentabilidade na cadeia café.
Além desses novos serviços e projetos, o CVT, aumentando a rede de integração e informação, promoverá aos associados acesso a todas estas inovações tecnológicas, através de telecentros, localizados nos núcleos da Cooparaiso, nos municípios de  Itamogi, Jacuí, Altinópolis, Passos, Guapé, Piumhi e Bom Jesus da Penha, com projetos futuros de expansão a toda área de atuação da Cooperativa.

OS NAEs

Ainda no Centro Vocacional Tecnológico de São Sebastião do Paraíso funcionarão os Núcleos de Apoio ao Empreendedor (NAEs). Têm como objetivo desenvolver projetos de inclusão social, visando a melhoria da renda familiar e a qualidade de vida. Para isso, implantará dois programas, o para o empreendedor individual e para agricultura familiar, que funcionarão com ações específicas e que terão parceiros diversos.

SOBRE OS CVTs

O Centro Vocacional Tecnológico é um programa do governo federal, que proporciona aprendizado tecnológico. É uma rede de formação e qualificação profissional orientada para o mercado. Foram criados a partir de dotação orçamentária da bancada mineira no governo federal, sendo um dos proponentes o deputado federal Carlos Melles. Os recursos foram destinados para a Secretaria do Estado de Minas Gerais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o propósito de fortalecer todo o estado, utilizando a informação tecnológica para o desenvolvimento social.

ESTRUTURA

- Dois laboratórios para aulas com dez computadores cada
- Uma sala de vídeo conferência
- Uma sala de reunião
- Um laboratório tecnológico de café
- Cinco salas administrativas e de apoio
- Três salas para o funcionamento dos NAEs

PARCEIROS

Emater, Banco do Brasil, Sicoob/Nosso Crédito, Prefeitura, Sindpar, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), empresas da iniciativa privada e outros.