Paraisenses participam de conferência estadual sobre drogas

27/10/2009

Os paraisenses Aline Andrade, representando a Secretaria de Saúde e Ação Social e, Cloves Rômulo Barros, presidente do Conselho Municipal Antidrogas, participaram de 29 de setembro a 1 de outubro da IV Conferência Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, ocorrida na cidade de Caetés, região metropolitana de Belo Horizonte. Organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude, por meio da subsecretaria de políticas antidrogas e em parceria com a Pastoral da Sobriedade, a conferência teve como tema “Violência, Drogas e Cidadania” e contou com diversos palestrantes e representantes de vários estados do País.
 No encontro, os representantes paraisenses comprovaram que São Sebastião do Paraíso está em destaque no Estado quando se fala em instrumento de combate aos temas tratados. “Verificamos que na maioria das cidades mineiras não há Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Secretaria de Segurança Pública e Caps. Órgãos de suma importância para se criar políticas públicas de combate  e prevenção às drogas”, ressaltou Aline Andrade.
 O auge do evento se deu com a apresentação do filme “Quando Canta a Liberdade” -  de André Portugal - Avesso Filmes, que mostra a situação dos egressos do sistema prisional. Ao final o produtor e dois  atores discutiram o documentário e deram uma lição de vida aos participantes.
 Na oportunidade foram escolhidos pelos delegados eleitos em conferências municipais e regionais, dez propostas que visam melhorar o combate e prevenção às drogas em todo o Estado. A delegação paraisense foi bastante elogiada pelo trabalho desenvolvido no município. O presidente do Comad, Cloves Barros, foi convidado a ir até Alagoas dar palestras e instruir as pessoas daquele Estado para a montagem e funcionamento do Conselho Antidrogas. Participaram da Conferência cerca de 1.200 pessoas.