Secretaria Municipal de Saúde: referência estadual em gestão

14/10/2009

O modo de administração implantada durante o governo de Mauro Zanin na área de saúde, vem chamando a atenção de diversos municípios de Minas Gerais e de São Paulo. Foram registrados neste ano a visita de integrantes de seis secretarias que buscam o modo de gestão que funciona em São Sebastião do Paraíso.
 A última visita foi registrada na segunda semana de setembro, quando o secretário de saúde de Santa Bárbara e a responsável pelo orçamento daquele município conheceram toda a estrutura da secretaria paraisense.
 José do Carmo Silva e Bruna Simões Hosken foram recebidos pelo secretário Marcos Rogério de Paula Oliveira, que explicou o funcionamento da secretária. A coordenadora de sistema de informação Lizete Martins dos Santos, foi a responsável pela apresentação e explicação de como é o sistema adotado em São Sebastião do Paraíso. No Centro de Processamento de Dados, José do Carmo conheceu a estrutura do setor e como é feito o faturamento. O secretário também teve acesso ao ambulatório, ao Pronto Socorro, ao sistema de agendamento e como é o programa que os prestadores de serviço utilizam.
 Por fim, os visitantes foram levados às salas do controle, avaliação e regulação do município, setor que já recebeu prêmio estadual por sua eficiência. Segundo Lizete, o secretário ficou impressionado com a estrutura da saúde em São Sebastião do Paraíso e pretende implantar em sua cidade o que conheceu por aqui.
 Representantes de Passos, Cássia, São Tomás de Aquino, Vespasiano e Cajobi já visitaram Paraíso. Para outubro é esperado representantes da cidade de Itatiaiuçu.
 Santa Bárbara conta com aproximadamente 30 mil habitantes e é considerada cidade histórica do Circuito do Ouro de Minas Gerais. Está localizada a 100 km de Belo Horizonte, no centro da estrada real, entre Mariana e Itabira.