Escolas municipais comemoram “dia nacional do livro infantil”

27/04/2009

Alunos das escolas municipais Napoleão Volpe e Ibrantina Amaral em São Sebastião do Paraíso comemoraram com atividades artísticas o  dia nacional do livro infantil. A data, 18 de abril, foi escolhida pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, criador da literatura infantil no Brasil.
 Na escola Napoleão Volpe (zona rural), a Academia Volpe de Cultura (AVC) providenciou caracterizações de personagens criados por Lobato, como a boneca Emília, dona Benta, o Burro Falante e até o próprio escritor “fez-se presente” ao evento que contou com a participação dos alunos através de teatro, dança e jogral.
 Na escola Ibrantina Amaral, no bairro Verona, houve a apresentação da peça teatral  “O Sumiço de Narizinho”. As personagens foram interpretadas por alunos, uma representante da comunidade e a participação especial da professora Marília de Souza Neves (da escola Napoleão Volpe), que representou Monteiro Lobato, destacando  a data, expondo peculiaridades da vida desse imortal escritor. O Coral Água Azul da escola fez apresentações musicais.
 O Sítio do Pica-pau Amarelo é tema de um projeto multidisciplinar desenvolvido pelas professoras da Educação Infantil, Rosimeire Felix e Maria Clélia Bueno. “As histórias do Sítio encantam as crianças, que se identificam com os personagens e escrevem cartas para eles,  motivando os outros alunos da escola a criarem a peça teatral apresentada”, comentam.
 Fez parte desse projeto uma entrevista com a Emília, na Rádio da Escola, a visita da Tia Nastácia para fazer bolinhos de chuvas e o envolvimento de pais e alunos. As professoras contam que a sala de aula se tornou um ambiente cheio de magia e encanto, valorizando o imaginário infantil e transformando o processo de ensino e aprendizagem num momento prazeroso. “A Educação se faz com a valorização da cultura, criando momentos para se reinventar e recriar,resgatando nossa identidade e os valores que queremos desenvolver em nossa sociedade”, afirmam as professoras.
 Estiveram presentes representante da Diretoria Municipal de Educação, a supervisora da Educação Infantil Marinilda Aparecida Silva, os alunos do Centro de Educação Infantil Messias Alves Luiz Cerize e  Escola Municipal Wulflida Marcolini.