Paraíso é núcleo de projeto de prevenção em DST/Aids

05/02/2009

O município de São Sebastião do Paraíso será um dos núcleos do projeto “MGA Itinerante”, desenvolvido pelo Movimento Gay de Alfenas e Região Sul de Minas, para trabalhar com prevenção em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. O lançamento oficial dos trabalhos na cidade aconteceu na terça-feira, 27 de janeiro, no Teatro Municipal Sebastião Furlan e contou com um público em torno de 30 pessoas.
 Participaram do encontro o prefeito Mauro Lúcio da Cunha Zanin, o vereador Cláudio Santana da Mata (Maguila), o vereador Eurípedes Reis Leonel de Paula (Itamoji), além dos representantes do MGA, o advogado e vereador Sander Simaglio Maciel,  André Pereira Novais (militante da o­nG) e Felipe Lemos (psicólogo). Em Paraíso, os trabalhos serão coordenados pelo colunista Adriano Rosa, editor responsável pela página “Cultura Pop GLS”, publicada há 14 anos semanalmente no Jornal do Sudoeste. Para desenvolver o projeto voltado especialmente para gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transgêneros e homens que fazem sexo com homens (HSH), ele contará com a parceria do Ambulatório Municipal de Infectologia e da Diretoria de Saúde e Ação Social.
 Além de Paraíso, também são núcleos do projeto as cidades de Alfenas (sede), Campo Belo, Carmo do Rio Claro, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Pontas e Varginha. Cada um desses municípios estenderá os trabalhos a mais oito cidades, totalizando 56 municípios atendidos semanalmente com insumos (preservativos e gel lubrificante), folhetos, palestras, psicólogo, além de orientações relacionadas à estruturação de movimentos (formação de o­nGs), realização de Paradas de Orgulho, direitos dos homossexuais e prevenção.
 Em sua explanação, Sander enalteceu a presença e abertura dos poderes Executivo e Legislativo a esta iniciativa, dizendo das dificuldades encontradas em Alfenas e outros municípios para tratar de assuntos relacionados ao público gay. “O movimento sente-se muito lisonjeado com a participação do prefeito e vereador neste encontro e a o­nG coloca-se à disposição para trabalhar em parceria com Paraíso na realização e desenvolvimento de trabalhos voltados não só ao público gay, mas também aos profissionais do sexo, trazendo, por exemplo, cursos profissionalizantes, e para os portadores de Aids, abrindo as portas da nossa academia em Alfenas para que eles também possam usufruir e terem sua auto-estima elevada”. Trabalhos direcionados a professores também poderão ser desenvolvidos.
 O prefeito Mauro Zanin parabenizou o MGA pela história de luta em defesa dos LGBTs e disse que a Prefeitura é parceira do projeto “MGA Itinerante” e de outras iniciativas em Paraíso que visem a diminuição do preconceito. A próxima reunião dos militantes na cidade está marcada para 31 de março, em local e horário a serem definidos.