Consumismo e Meio Ambiente: temas de projeto em Paraíso

29/09/2008

O combate ao desperdício e uso racional de energia; o consumismo, o meio ambiente e a violência; e a prática da solidariedade, foram alguns dos eixos discutidos pelos alunos da Escola Municipal Campos do Amaral, localizada no centro de São Sebastião do Paraíso, dentro do projeto “Energia Solidária”, coordenado pela professora de matemática Rosângela Gonçalves.
 O encerramento do projeto aconteceu de 24 a 29 de agosto. No primeiro dia os alunos responderam a um teste com a seguinte questão: “Você é consumista?”. o­nde  responderam a uma série de questões e em seguida assistiram a uma palestra, ministrada pela professora de matemática, sobre o consumismo, sua relação com o consumo de energia e o meio ambiente e a violência associada a esse consumismo desenfreado  — já que hoje muitos crimes são cometidos não pela necessidade, mas sim, pela vontade de TER. Em seguida foram realizadas algumas oficinas e os alunos foram convidados a participar de uma gincana que aconteceria durante a semana e  com o intuito de  arrecadar  roupas e sapatos para instituições de caridade.
 A escola foi dividida em duas equipes. A primeira tarefa era pesquisar, durante a semana,  instituições, comunidades ou famílias, em Paraíso, para receberem as doações que seriam arrecadadas. Na terça-feira os alunos participaram de atividades em sala de aula envolvendo o tema. Os professores  trabalharam cada um dentro de sua disciplina com leitura de textos, cálculo do consumo de energia e trabalho de pesquisa realizado no laboratório de informática.
 Na quarta-feira, assistiram ao filme “Erin Brockovich – Uma mulher de Talento”, que conta a história de uma mulher que entra numa briga judiciária com uma grande industria dos Estados Unidos que lança uma substância contagiosa na água de uma cidade, provocando câncer em seus moradores. Após o filme os alunos fizeram um debate sobre o tema, discutindo a questão das empresas/indústrias com o meio ambiente e a relação lucro x responsabilidade social. Em seguida participaram de jogos, envolvendo o tema, contando pontos para a gincana.
 Na quinta feira, o professor de história, Marcos Evangelista, esteve na escola e falou sobre o desenvolvimento sustentável, mostrando aos alunos um pequeno filme sobre a Amazônia. Em seguida participaram de uma oficina de construção de frases, também valendo pontos para a gincana.
 Na sexta-feira, realizaram algumas atividades em sala de aula, fazendo a leitura e interpretação da música “Sobradinho”,  de Sá & Guarabira e, após o intervalo, foram para o refeitório da escola para finalização do projeto.
 Cada equipe apresentou três instituições para receber as doações. Os alunos contaram a história dessas seis instituições (Associação de Combate ao Câncer - ACCa, Associação de Pais e Amigos dos Expecionais - APAE, Associação de Amigos dos Autistas - AMA, Lar Pedacinho do Céu, Chácara Pedacinho do Céu e Casa São Francisco) e explicaram porque cada uma delas merecia receber as doações. A equipe vencedora deveria decidir para qual ou quais instituições deveriam ser doadas as roupas.
 Em seguida foi feita a contagem das peças. A equipe que mais arrecadasse ganharia a gincana, já que até o momento, a pontuação estava equilibrada. Após a contagem,  os vencedores decidiram que as instituições ACCa e Casa São Francisco seriam agraciadas.
 Todos juntos, cantaram novamente a música “Sobradinho”, encerrando assim o projeto “Energia Solidária”, esperando que o período de atividades tenha servido para conscientização e responsabilidade com o meio em que vivem.