USF Vila Formosa prepara comemoração para o dia do Idoso

24/09/2008

No próximo sábado, 27 de setembro, será comemorado o Dia Nacional do Idoso. A data foi estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. Em São Sebastião do Paraíso, a equipe da Unidade Saúde da Família, Dr. José de Oliveira Brandão Filho (USF Vila Formosa), irá preparar uma grandiosa manhã, cheia de atividades e orientações para os cadastrados da “melhor idade” pertencentes à área.
 De acordo com o coordenador da USF, o enfermeiro Reginaldo  Afonso de Paula, o número de pessoas acima de 60 anos está aumentando consideravelmente e nada mais justo do que comemorar o dia deles com bastante alegria e atividades físicas “O perfil das pessoas na melhor idade está mudando, eles estão cada vez mais ativos, lúcidos, brincalhões e participam cada vez mais da vida na sociedade. Resolvemos fazer essa comemoração justamente para proporcionar uma dia agradável, de lazer e com muita interação entre eles”, explica Reginaldo.
 A comemoração acontecerá na sexta-feira, 26, à partir das 8h, à rua Maria Abadia Amaral Malaguti, nº 180 – Vila Formosa. A equipe da USF é a responsável pela organização do evento que também terá a participação dos alunos da Escola Estadual Ana Cândida de Figueiredo e da Vida Ativa.
 Além disso haverá também estandes com profissionais odontológicos orientando sobre saúde bucal, o fisioterapeuta também estará presente falando sobre prevenção de quedas na terceira idade, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das oficinas operativas também estarão orientando os presentes. Paralelo aos estandes, haverá aula de tai-chi-chuan e apresentações dos alunos da escola.
 Hoje em dia, comenta-se muito que a população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.
 Acredita-se que em 20 anos, o Brasil será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante. E é baseado nesta premissa que a Diretoria de Saúde do município está investindo cada vez mais em prevenção das doenças e promoção da saúde. Exemplos disso são as aulas de tai-chi-chuan, o projeto da Vida Ativa, hidroginástica, as oficinas operativas destacadas nas USF da Vila Formosa e os grupos de gestantes, crianças, idosos, caminhadas e orientações que estão espalhadas pelas USFs.
 Para participar da comemoração do Dia do Idoso na sexta-feira, basta que o cidadão leve um prato de salgado e refrigerante.