Educação Infantil recebe visita de consultoras do MEC

08/09/2008

São Sebastião do Paraíso recebeu na segunda e terça-feira, 18 e 19 de agosto, a visita das consultoras Maristela Knauth e Nair Maria Balem do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), para avaliarem e conhecerem o trabalho realizado com a Educação Municipal Infantil. O município está entre os 35 finalistas do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008 (IGE), e o objetivo da visita “in loco” é verificar a dinâmica de implementação das experiências identificadas pela Comissão Julgadora, focalizando seus processos e resultados nas práticas de gestão educacional.
 O prêmio teve 230 municípios inscritos neste ano de todo o Brasil e agora, nesta terceira etapa, os consultores contratados pelo Ministério da Educação, percorrerão as cidades finalistas para colher as informações. O prêmio, que está em sua segunda edição, concederá R$ 100 mil para os dez melhores experimentos que alcançarem resultados significativos para a qualidade na educação a partir de mudanças na gestão de suas regras de ensino. A verba deverá ser investida no desenvolvimento, ampliação e avaliação das experiências premiadas.
 Dentro do cronograma de visitas das avaliadoras, constaram diversas entrevistas com pais de alunos, funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil, médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, equipe pedagógica da Diretoria de Educação e parceiros além da visita em três centros escolhidos pelas profissionais: CMEI Emiliana Ferreira de Souza (Rosentina), CMEI Frei Bruno Rodrigues (Guardinha) e CMEI João XXIII (Santa Tereza).
 Durante o período de avaliação os trabalhos foram intensos. Fotos, filmagens, depoimentos gravados, escritos e orais, tudo foi colhido e levado para análise final. A idéia é que o que elas viram em Paraíso agradou bastante, já que, em Minas Gerais, é o único município finalistas da região Sul e Sudoeste na disputa pela prêmio, tendo como concorrentes dentro do estado as cidades de Belo Horizonte, Ipatinga, Governador Valadares, Ituiutaba e Congonhas.
 Para manter a imparcialidade e poderem trabalhar com independência no colhimento dos dados, as consultoras não permitiram a presença da imprensa de modo geral durante sua estadia. Segundo o regulamento do próprio IGE, elas são proibidas de dar entrevistas ou fazer qualquer comentário sobre a avaliação.
 Para a diretora municipal de Educação do município, Maria Luiza Coelho de Pádua, Paraíso já pode se sentir vitoriosa por estar entre as trinta e cinco escolhidas do país, pois isso já mostra a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido.
 Após essa etapa, a Comissão Julgadora analisará durante o mês de novembro as 35 experiências visitadas e em dezembro será realizada a cerimônia de entrega do prêmio para as dez melhores e a realização do II Seminário de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional.
 As demais cidades participantes no país são Água Bonita (MT), Amargosa (BA), Castanhal (PA), Corumbá (MS), Dourados (MS), Passo Fundo (RS), Santa Maria de Jetibá (ES), Farroupilha (RS), Goiânia (GO), Igrejinha (RS), Itupiranga (PA), Novo Hamburgo (RS), Pompéia (SP) Sobral (CE), Triunfo (RS), Bauru (SP), Cachoeirinha (RS), Ilhabela (SP), Santarém (PA), Santo André (SP), Santos (SP), São Pedro dos Crentes (MA), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cordeirópolis (SP), Itaiçaba (CE), Itanhaém (SP), Mandagaçu (PR) e Petrolina (PE).