Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 4

  • Esporte e Lazer

Esporte e Lazer
Av. Monsenhor Mancini, nº 755 – Arena Olímpica
Telefone: (35) 3531-2807 (Esporte).

SECRETARIA | NOTÍCIAS

O que fazemos
CONHEÇA AS ATUAÇÕES

A Secretaria tem como objetivo, criar novas ações e ampliar as já existentes no tocante à prática esportiva da população, bem como as manifestações culturais que, por consequência, acabam gerando lazer para nossa população, melhorando sua qualidade de vida, atraindo pessoas de outros lugares que descobrem nossas riquezas fomentando assim o turismo.

 

PROGRAMA AUXÍLIO AOS ATLETAS E EQUIPES ESPORTIVAS PARAISENSES

 

PROGRAMAS e/ou PROJETOS ESPORTIVOS
 

PROJETO FLORESCER DE GINÁSTICA RITMÍCA

O projeto socioesportivo de Ginástica Rítmica, denominado “Projeto Florescer de Ginástica Rítmica” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte desde julho de 2016 e tem como objetivo fomentar o interesse pela ginástica rítmica, disseminando a modalidade para torná-la conhecida em nosso município, oportunizando às crianças e adolescentes uma vida mais ativa e saudável, fora da vulnerabilidade e também condições de disputarem bons campeonatos. A responsável pelo projeto é a técnica de esportes Milena Cristina de Souza Lopes Bujato.

O projeto é realizado na Arena Olímpica João Mambrini, com crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos. Em 2017 o projeto participou com apresentações nos intervalos dos jogos da Liga Nacional de Futsal e da Semana da Juventude de Monte Santo de Minas. Atualmente o projeto atende cerca de 200 alunos e tem parceria com a Secretaria de Educação, atendendo também turma de alunos da rede municipal de ensino.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte.

 

PROJETO DE FUTEBOL DE CAMPO MASCULINO 

O projeto socioesportivo de futebol masculino de campo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e intitulado “Desporto e Ação – Promovendo Cidadania”, tem como objetivo desenvolver e integrar crianças e adolescentes através de atividades esportivas, visando a inclusão e a socialização, associando lazer, educação e respeito. Os responsáveis pelo projeto são os técnicos de esportes Cristiano Martins Ribeiro (Tianinho) e Jefferson Hebert da Silva Miguel (Barbino).

O projeto trabalha com escolinha e treinamento de futebol social a partir dos 8 anos até os 17 anos. As escolinhas são desenvolvidas em um único núcleo, no Campo Municipal Irmãos Capatti – Campão, às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Em 2017, o projeto participou com sua equipe do Campeonato da Liga Sul Mineira de Futebol. Atualmente o projeto atende cerca de 60 alunos.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte.

 

PROJETO DE FUTSAL FEMININO

O Projeto de Futsal feminino é realizado há 10 anos, em São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Esporte, sendo intitulado “Desporto e Ação – Promovendo Cidadania”. O responsável pelo projeto é o técnico de esportes Adalberto Francisco Alves (Betinho), que trabalha com categorias de base e treinamento, dos 9 aos 17 anos.

O objetivo do projeto é desenvolver e integrar crianças e adolescentes através de atividades esportivas, visando a inclusão e a socialização. As escolinhas são desenvolvidas em dois núcleos. Além das escolinhas, ainda é desenvolvido o treinamento específico da modalidade que é realizado no Centro Social Urbano 2 e na Academia da Arena Olímpica.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte.

 

PROJETO DE FUTSAL MASCULINO 

O projeto social esportivo de futsal masculino, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte, intitulado “Desporto e Ação – Promovendo Cidadania”, objetiva, através do futsal, ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes, estimulando-os a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral, bem como oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade. Os responsáveis pelo projeto são os técnicos de esportes, Jefferson Hebert da Silva Miguel (Barbino) e Cristiano Martins Ribeiro (Tianinho), que trabalham com categorias de base e treinamento de futsal social na faixa etária dos 7 até os 17 anos.

As escolinhas e treinamentos são desenvolvidos em três núcleos. O projeto participou este ano de 2017 do Campeonato da Liga Sul Mineira de Futsal e da Copa Paulista e Sul Minas. Atualmente o projeto atende cerca de 100 alunos.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte.

 

PROJETO DE HANDEBOL

O projeto socioesportivo de Handebol, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte, tem como objetivo o aprendizado da modalidade “handebol”, através de uma prática saudável de atividades esportivas colaborando na formação de cidadãos responsáveis e descobrir talentos na modalidade. As responsáveis pelo projeto são as técnicas de esportes Leni Soares de Oliveira Santos e Mariana Aparecida Nascimento.

O projeto é realizado com crianças e adolescentes dos 10 aos 18 anos e, em 2017, participou das seguintes competições: Campeonato Mineiro Cadete, Liga Mineira do Alto Rio Pardo (Lidarp), Liga Sul Mineira e Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Atualmente o projeto atende cerca de 80 alunos.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte.

 

PROJETO KANO DE JUDÔ

O projeto socioesportivo de Judô, denominado “Projeto Kano de Judô”, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte desde junho de 2016 e tem como objetivo principal auxiliar a formação, através do esporte, de cidadãos conscientes, com uma atitude reflexiva sobre seu papel na sociedade. A responsável pelo projeto é a técnica de esporte Roselaine Barbosa do Carmo.

O projeto é realizado na Arena Olímpica João Mambrini, com crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos. Em 2017, o projeto participou de diversos campeonatos: Campeonato Paulista Fase Regional de Judô, III Copa Jésus Gonçalves Beirigo, Campeonato Paulista de Judô, Campeonato Paulista de Judô – Fase Final, Campeonato Paulista de Judô – Fase Interregional de Judô, Festival Mogiana Judô par Todos, 24ª Copa Corpore Sano de Judô e XXI Copa Ipanema de Judô. Atualmente o projeto atende cerca de 250 alunos, e tem parceria com a Secretaria de Educação, atendendo também turma de alunos da rede municipal de ensino.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte.

 

PROJETO NADAR

O Projeto socioesportivo de Natação – “Projeto Nadar”, da Secretaria Municipal de Esporte teve início em 2005 com os professores Henrique Carvalhais Teixeira e Sandra Rosa Castro. Atualmente o projeto está sob responsabilidade do técnicos de Esporte Sebastião Silva de Carvalho Júnior e possui núcleos no Centro Educacional e Esportivo Paraisense (Ceesp) e no Clube dos Funcionários Municipais (AFM), atendendo em média 220 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos. As aulas acontecem de segunda a sexta em vários horários, dependendo do núcleo.

O projeto tem por objetivo oferecer às crianças e adolescentes oportunidade de aprender os quatro estilos da natação, utilizando o esporte como ferramenta para formação de cidadãos conscientes e adultos saudáveis, assim como prevenir o uso de drogas e outras atividades ilícitas, e a longo prazo formar equipes que possam representar nossa cidade em competições regionais, estaduais e nacionais.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte.

 

PROJETO PARAÍSO BASQUETE

O projeto “Paraíso Basquete” é desenvolvido através da Secretaria Municipal de Esporte e começou em março de 2016 com o objetivo de tirar crianças e adolescentes das ruas, usando o esporte como ferramenta para melhor educar e formar futuros cidadãos. O responsável pelo projeto, Lucas de Carvalho Alves, o popular Lupita, tem trabalhado a quadra e o extra quadra com ações sociais.

O extra quadra é trabalhado através de visitas às instituições do município. Também foi trabalhado a interação nos eventos “Campeonato de Pipa”, promovido pela Guarda Municipal e “Agita Férias”, rua de lazer realizada no bairro Verona, fazendo com que os atletas conheçam inúmeras realidades e tragam para si um aprendizado com cada ação promovida.

O projeto atende cerca de 80 crianças, entre escolinha de iniciação e competição, nas faixas etárias de 7 a 18 anos. O projeto disputa diversos campeonatos em outros municípios, representando nossa cidade em competições como a Liga do Alto Rio Pardo (Lidarp) nas categorias sub 15, sub 17 e adulta, a Copa Difusão Minas São Paulo nas categorias sub 16, 18 e adulta, trazendo resultados expressivos como a semifinal da Lidarp sub 15, semifinal na Copa Difusão Minas São Paulo sub 18, além do vice-campeonato da Lidarp adulta e a semifinal da Copa Difusão Minas São Paulo adulta. Além dos campeonatos, foi também realizado em julho, na Arena Olímpica, o  Hexagonal de Férias de Basquete, ficando a categoria adulto com o vice-campeonato.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte.

 

PROGRAMA VIDA ATIVA NA 3ª IDADE

O programa socioesportivo “Programa Vida Ativa na 3ª Idade”, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte desde 2001. O objetivo do programa é proporcionar qualidade de vida, saúde, bem-estar, entretenimento cultural, recreação, lazer e socialização aos participantes, através de atividades físicas, ginástica, dança, hidroginástica, voleibol adaptado e viagens de lazer.

O programa também é presença marcante nos diversos eventos do município. Desenvolvido através dos técnicos de Esporte Leni Soares de Oliveira Santos, Mariana Aparecida Nascimento, Ludovico Ferreira Júlio e apoio do técnico de esporte Jefferson Hebert da Silva Miguel, o projeto é realizado em diversos núcleos, entre eles Arena Olímpica João Mambrini, Casa da Cultura, Quadra do São Judas, Operário Esporte Clube, Centro Social Urbano I, Centro Social Urbano II e Quadra do bairro Verona, de segunda a sexta-feira em diversos horários no turno matutino e vespertino. Atualmente o projeto atende cerca de 550 pessoas.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte.