Setembro Amarelo debate o trânsito e a vida

06/09/2019

Assim como aconteceu no mês de maio, agora em setembro a Semana Nacional do Trânsito traz novamente para discussão o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, com o intuito de ressaltar os altos índices de mortes e feridos no trânsito no Brasil e no mundo. A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil em São Sebastião do Paraíso realiza atividades durante todo o mês para mobilizar e envolver a sociedade paraisense, os órgãos de governo, empresas, escolas, entidades de classe e associações na discussão do assunto.

O tema propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. “Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas, bicicletas e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, Miguel Félix de Souza. Atividades como distribuição de panfletos e blitzes educativas vão acontecer voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A abertura oficial acontece na segunda-feira, dia 9, quando a Secretaria de Trânsito colocará cadeiras de rodas em algumas vagas de estacionamento na Rua Pimenta de Pádua — área central, para chamar a atenção dos condutores sobre a importância de se respeitar os espaços de cada um. De 10 a 26 estão programadas blitz educativa e panfletagens em diversos pontos da cidade. Elas vão ocorrer em qualquer período do dia, incluindo a noite. A ação com as cadeiras de rodas volta a se repetir no dia 30 de setembro, no encerramento da campanha.

Finalizando a parte educativa da municipalização do trânsito, de 9 a 13 de setembro os agentes farão blitz com autuações das 14h às 15h30 em locais específicos. Na segunda-feira será em frente ao clube Ouro Verde, na terça em frente a Praça de Esportes Castelo Branco. Na quarta-feira na praça comendador José Honório (matriz), na quinta na avenida Brasil, próximo ao Espaço 88 e na sexta na avenida Zezé Amaral, próximo à Extinsul. A partir do dia 16 de setembro começa a valer a municipalização com emissão de multas aos infratores.

Dia 10 – Panfletagem dentro da E. E. Paraisense, de manhã e à tarde.
Dia 11 – Panfletagem e blitz na faixa elevada das escolas Paraisense e Clóvis Salgado, das 11h às 13h.
Dia 11 – Panfletagem com blitz próximo ao Posto São Sebastião, das 18h às 20h.
Dia 12 – Panfletagem em todas as salas do Colégio Objetivo, de manhã e à tarde.
Dia 12 – Panfletagem em frente à Casa da Cultura, das 18h às 20h.
Dia 13 – Panfletagem e blitz na rotatória do Ouro Verde Tênis Clube, das 18h às 20h.
Dia 14 – Panfletagem e blitz na esquina do Chopani, das 18h às 21h.
Dia 15 – Panfletagem e blitz em frente ao Banco do Brasil, das 18h às 20h.
Dia 17 – Panfletagem e blitz na rotatória próxima ao Posto Iguatemi (Santa Tereza), das 7h às 9h30.
Dia 18 – Panfletagem e blitz na faixa elevada da Avenida Zezé Amaral, das 7h às 9h.
Dia 19 – Panfletagem e blitz na rotatória próxima ao Posto Iguatemi (Santa Tereza), das 7h às 9h.
Dia 20 – Panfletagem e blitz na faixa elevada em frente a Área Integrada de Segurança (Aisp), das 7h às 9h.
Dia 24 – Panfletagem e blitz na rotatória da Rua Santa Luzia.
Dia 25 – Panfletagem e blitz em frente ao Colégio Galileu, das 11h20 às 13h.
Dia 26 – Blitz na faixa elevada em frente ao Colégio Objetivo.