Paraíso se destaca na etapa estadual do Jemg

06/08/2019

A equipe de atletismo de São Sebastião do Paraíso foi destaque na fase estadual dos Jogos Escolares de Minas de Gerais (Jemg), que aconteceu em Uberlândia, no período de 30 de julho a 3 de agosto. A equipe paraisense foi composta por 23 atletas, sendo 12 meninas e 11 meninos, divididos em módulo 1 (categoria sub-14) e 2 (sub-17). Os resultados foram surpreendentes, afinal, a maioria nunca havia disputado uma competição.

No salto em distância feminino, as atletas da Escola Municipal Ibrantina Amaral fizeram a dobradinha da prova, Nataly C. S. da Graça foi ouro e Thawane G. Souza foi medalha de prata. Da mesma escola, o nadador Rafael Alves de Morais, ganhou três medalhas de bronze. Ao todo, os estudantes da Ibrantina Amaral conquistaram oito medalhas. Esta é a primeira vez que uma escola da rede municipal participa de uma etapa estadual dos jogos. Os atletas foram acompanhados do professor de Educação Física, Josemar Bueno da Silva.

A atleta paraolímpica Adrielly C. de Paula, da Escola Estadual Paraisense, conquistou dois ouros, um nos 1.000 metros rasos e outro nos 250 metros rasos (classe 46). As equipes feminina (formada por Thawane, Nataly, Maria Clara e Maria Antônia) e a masculina (com Wellysson, Samuel, Leonardo e Pedro Antônio) do revezamento 4 x 75 metros, módulo 1, conquistaram a medalha de bronze. Para o técnico que treinou e acompanhou os atletas, Adalberto Francisco Alves (Betinho), da Secretaria Municipal de Esporte, ficou evidenciado o fruto do trabalho desenvolvido nos projetos esportivos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal.

A atleta Maria Antonia Teixeira de Oliveira, da Escola Estadual Clóvis Salgado, treinada pelo técnico e presidente do Conselho Municipal de Esporte, César Leandro, correu os 1.000 metros, concluindo a prova com 3'24", conquistando a medalha de ouro. “Paraíso foi muito bem representado em Uberlândia, tendo em vista que os campeões representarão Minas Gerais nos Jogos Escolares Brasileiro que serão realizados em Blumenau (SC), no período de 21 a 25 de novembro, o convencional; e em São Paulo de 18 a 23 de novembro o paralímpico”, ressaltou César.

As alunas do Projeto Florescer de Ginástica Rítmica da Prefeitura também participaram pela primeira vez da fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Elas se classificaram entre as oito melhores equipes participantes de bola e maça. As atletas representaram a Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, se classificando em 4º lugar na disputa por equipes. A técnica responsável pelo projeto, Milena Cristina Lopes Bujato, acompanhou as atletas e ressaltou a importância da representatividade do município nesta modalidade, que vem se destacando, durante as competições realizadas.

O projeto Kano de Judô, que também é mantido pelo município, participou com quatro alunos. Entre 25 atletas, Gustavo Ozelim se classificou em 5° lugar, sendo o quinto melhor do Estado. A mesma colocação foi conquistada pela judoca Bianca Siqueira. Dentre os 16 participantes, ela ficou como a quinta melhor atleta do Estado. “As categorias se apresentaram com muitos atletas, o nível bem alto e uma competição cansativa por ser uma luta após outra, mas valeu a pena”, ressaltou Roselaine Barbosa do Carmo, técnica do projeto, que acompanhou os atletas na competição. Eles representaram também as escolas estaduais Benedito Calafiori e Paraisense, além do Colégio Galileu.

Natação — Os alunos Letícia Naves Neto, Willian César Soares e Maria Eduarda Cau, do Projeto Nadar, da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, também tiveram excelentes resultados na etapa estadual do Jemg. Eles conquistaram duas medalhas de bronze, abaixaram seus tempos e ficaram entre os melhores do estado.

Para o técnico de esportes Sebastião Carvalho, os atletas tiveram um ótimo resultado, pois, os alunos têm pouca experiência em competições e tiveram que enfrentar uma piscina olímpica. “Na última fase do treinamento para os jogos, os alunos treinaram em uma piscina de 15 metros e competiram em uma piscina de 50 metros. Isto faz muita diferença”, afirmou.

Os resultados dos alunos foram: Letícia Naves Neto ficou com 3° lugar nos revezamentos 4x50 metros livre e 4x50 metros medley, 8° lugar nos 50 metros livre e 50 metros peito e 9° lugar nos 50 metros borboleta. Willian César Soares fixou em 12° lugar nos 50 metros livre e 11° lugar nos 50 metros borboleta. Já Maria Eduarda Cau ficou na 21° colocação nos 50 metros costas.