Projeto de CMEI ensina alunos sobre os cuidados com o lixo e sua reciclagem

22/08/2008

Alunos do infantil III do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Messias Alves Luiz Cerize, localizado no bairro Jardim América, em São Sebastião do Paraíso, estão tendo verdadeiras aulas de cidadania e consciência ecológica. Através do projeto “Reciclando Idéias”, desenvolvido pela professora Cristina de Jesus Oliveira Alves, os alunos estão tendo as primeiras noções sobre a importância da reciclagem dos dejetos produzidos pela população e sua correta destinação.
 Após passarem próximos ao lixão municipal (local o­nde é destinado o lixo produzido na cidade) os alunos ficaram indignados com tamanha quantidade de produtos, urubus e o mau cheiro exalado do lugar. A partir daí, foi realizada uma pesquisa pelo bairro, nas casas e em empresas para saber como o lixo era tratado e o que poderiam  fazer para melhorar essa situação.
 Segundo a coordenadora do Centro Municipal, Sandra Aparecida Diogo, este projeto oportunizou envolver vários conteúdos para serem trabalhados na educação infantil, como músicas, artes, matemática, português e temas transversais. “O envolvimento da comunidade, da família e dos demais alunos do Centro [Municipal de Educação Infantil], está sendo fundamental para o sucesso do projeto, buscamos parcerias para que as crianças pudessem conhecer os vários aspectos dessa questão”, comentou.
 Os alunos ainda fizeram diversas visitas a lugares preservados, usinas de separação de lixo e conheceram o processo de tratamento de resíduos em uma cooperativa. O objetivo, segundo a coordenadora,  é a conscientização e a mudança de atitudes em busca de uma preservação do planeta. “O desperdício dos recursos da natureza podem ser evitados e para que isso aconteça, estão sendo realizados momentos para transformar sucatas em brinquedos e em outros objetos”, reiterou Sandra Diogo.
 A culminância deste projeto acontece no próximo dia 30 de agosto, às 15h, no  próprio CMEI, o­nde haverá uma palestra das crianças para os pais e demais presentes e exposição de brinquedos e outros objetos confeccionados com sucata. Toda a comunidade está convidada a participar do evento.

fotos: Flávio H. Silva