Paraíso comemora "dia nacional do Folclore" nesta sexta

21/08/2008

Será realizado nesta sexta-feira, 22, a partir das 19h, na Casa da Cultura, localizada na avenida Oliveira Rezende em São Sebastião do Paraíso, uma noite cultural em comemoração ao “Dia Nacional do Folclore”. Conforme explica a chefe do Departamento Municipal de Cultura, Ângela Maria Duarte, o evento será realizado devido ao grande sucesso do ano passado, em que escolas e comunidade participaram ativamente das comemorações.
 Essa data é oficial desde 1965, através de um decreto federal, sendo que através do folclore é possível compreender as características e modo de vida que marcam as origens e costumes do povo.
 O folclore pode ser definido como o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país, ou seja, alimentação, linguagem, artesanato, religião, enfim, todos os costumes que perpetuam de geração em geração podem ser considerados folclore regional.
 Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
 A origem da palavra “folclore” surgiu de dois vocábulos antigos. “Folk”, em inglês significa “povo” e “lore”, conhecimento. Então, folk+lore (folklore), quer dizer “conhecimento popular”.
 O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Todas as regiões do Brasil têm fortes características que marcam sua vida. Danças típicas, comidas, modo de se vestir, lendas e histórias se formaram ao longo dos anos, principalmente, pela miscigenação de brancos, índios e negros.
 Para o evento a ser realizado na sexta-feira, cada escola escolheu um tema para ser desenvolvido. Através dessas escolhas será possível conhecer as características de diversas regiões do Brasil.

Região Sul: Danças: congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada. — Festas tradicionais: Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da Cerveja, em Blumenau; — festas juninas; rodeios. — Lendas: Negrinho do Pastoreio, Sapé, Tiaracaju do Boitatá, Boiguaçú, Curupira, Saci-Pererê. — Pratos: churrasco, arroz-de-carreteiro, feijoada, fervido. — Bebidas: chimarrão - feito com erva-mate, tomado em cuia e bomba apropriada.
 Região Sudeste: Danças: fandango, folia de reis, catira e batuque. — Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa Santa. — Pratos: tutu de feijão, feijoada, lingüiça, carne de porco. — Artesanato: trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados e trabalhos em cerâmica.
 Região Centro-Oeste: Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor. — Festas tradicionais: cavalhada, tourada, festas juninas. — Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho. — Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.
 Região Nordeste: Danças: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos, bambolê, congada, cavalhada e cirandas. — Festas: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá (na Bahia); Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo (em Pernambuco); romarias - destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.
 Região Norte: Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda. — Festas: Círio de Nazaré (Belém), indígenas. — Artesanato: cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha. — Lenda: Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru. — Pratos: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, prato no tucupi.

São Sebastião do Paraíso: Danças: Congada,Moçambique e  Folia de Reis. — Lenda: Maria Engomada.

encenação da lenda da  As escolas participarão das apresentações folclóricas com os respectivos temas escolhidos: E.M. Interventor Noraldino Lima (Congada Mirim); E.M. Campos do Amaral (“Ritmos e Tradições do Brasil”); E.M. Ibrantina Amaral (Capoeira e dança coreografada com a música “Morena de Angola”); E.M. Prof.ª Alice Naves Ferreira (Aquarela do Brasil); E.M. Prof.ª Maria de Lourdes Dizaró (musical “Cantigas de Roda, o­ntem, Hoje e Sempre!”); E.M. Wulfida Marcolini (pout-pouri com músicas folclóricas e dramatizações).
 Na sala de exposições serão desenvolvidos temas como mostra de artesanato; CAPS (Centro de Atenção Psicossocial da Diretoria de Saúde e Ação Social); “Livros Artesanais Infantis” com alunos do 4º período do curso de Pedagogia da União de Escolas Superiores de Paraíso (Uniesp); “Painéis: Mitos e Contos”, com alunos do 6º e 7º período do curso de Pedagogia da Uniesp; fotos e adereços da Congada, Moçambique e Folia de Reis e Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro.

fotos: Guto Gonçalves (arquivo ASSCOM)