Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Institucional 4


Vigilância Sanitária capacita manipuladores de alimentos

19/08/2008

 A Vigilância Sanitária de São Sebastião do Paraíso realizou na sexta-feira, 8 de agosto, uma capacitação para os manipuladores de alimentos que participaram da “Festa da Abadia”, que começou no dia 8 e terminou no domingo, 17.
 Como acontece em todos os eventos que existe a manipulação de gêneros alimentícios, a Vigilância Sanitária convidou os ambulantes e abriu espaço também para voluntários participarem da capacitação.
 De acordo com a coordenadora do setor, Rosa Maria Pereira, a fiscalização sanitária sempre está presente em eventos que há a manipulação de alimentos, por isso que é feita a capacitação anteriormente. “São detalhes como o uso de luva, de gorro, a conservação correta dos alimentos, entre outros, que são ensinados na capacitação e verificados no dia da festa”.
 Mais de 15 ambulantes foram convidados e compareceram ao salão paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Abadia, o­nde foram abordados temas como a importância da higiene pessoal e do ambiente; a qualidade da matéria prima e importância de produtos registrados e dentro do prazo de validade; acondicionamento adequado de alimentos prontos e das matérias-primas; acondicionamento do lixo; as principais doenças causadas por alimentos; condições que favorecem a contaminação dos alimentos; noções de microbiologia (o que são bactérias, fungos e vírus) e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção de doenças transmitidas por alimentos.
 Ainda de acordo com Rosa, estas orientações também são oferecidas a qualquer cidadão que procure a Vigilância Sanitária, no Anexo I, à Praça dos Imigrantes, nº 20- Lagoinha. “É importante lembrar que qualquer evento que tenha a manipulação de alimentos, desde feiras escolares, shows, festas beneficentes, ou seja, locais que vendam comida para um grande público, a Vigilância Sanitária deve ser acionada anteriormente para fazer as orientações e posteriormente a fiscalização na data do evento”, finalizou Rosa.