Merenda implanta self-service nas escolas municipais

14/08/2008

Flavio H. Silva O setor de merenda escolar da Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de São Sebastião do Paraíso, está implantando nas escolas do município, o sistema de self-service no horário das refeições. O objetivo do projeto é fazer com que as crianças ganhem autonomia na hora de colocarem a comida no prato e passem a “dosar” a quantidade necessária para a alimentação, sem desperdícios.
 Nessa primeira semana, os alunos da escola municipal Campos do Amaral é que estão recebendo essa novidade mas, segundo a nutricionista da rede, responsável pelo programa, Renata Auxiliadora de Paula Pessoni, dentro de um mês, todas as demais 12 escolas terão o mesmo serviço. “Nós já tínhamos esse trabalho realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), mas percebemos que estávamos fazendo o caminho inverso, pois quando a criança chegava na primeira série voltava a ser servida pelas merendeiras, fazendo com que o trabalho já desenvolvido com crianças de quatro e cinco anos deixasse de ter importância e eles perdiam o hábito de se servirem”, disse.
 Ainda de acordo com a nutricionista, nessa primeira semana de experiência já deu pra perceber a economia e autonomia dos alunos frente a esta novidade. “Estamos vendo todos os prantos limpos, sem nenhum grão de comida sobrando, isso mostra que eles próprios conhecem o tamanho de sua fome e sabem o que gostam e o que não gostam de comer”, finalizou Renata Pessoni.