Alunos passam por avaliação antropométrica

11/08/2008

Alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso, foram submetidos a avaliações antropométricas – que consiste em verificar através de peso e altura as condições nutricionais das crianças. O trabalho foi realizado pela nutricionista da Diretoria Municipal de Educação, Renata Auxiliadora de Paula Pessoni, juntamente com a estagiária em nutrição do setor de merenda, Elaine Suzana Soares e após diversas visitas realizadas nas instituições municipais de ensino, elaboraram o resultado final das avaliações que proporcionará um trabalho mais detalhado em relação aos alunos que estejam abaixo ou acima do peso.
 Com os resultados em mãos, as profissionais poderão verificar as condições de saúde dos alunos, que na sua maioria estão sofrendo de um mal moderno e que aflige principalmente as crianças; a obesidade.
 Em algumas escolas, o número de crianças que estão acima do peso chega a 40%, enquanto que o número de alunos que estão abaixo do peso adequado não chega a 10%. “Percebemos que a preocupação com relação à saúde das crianças está mudando. Antes a OMS (Organização Mundial da Saúde) se preocupava muito com a desnutrição, hoje vemos que esse reflexo se volta para as crianças que estão comendo além da conta”, comenta Renata Pessoni.
 Ainda segundo a nutricionista, esse resultado não é produto do que é servido nas escolas no horário da merenda, mas sim, o que eles estão levando de casa. “Hoje temos diversos projetos desenvolvidos dentro das unidades escolares como projeto “Horta Saudável”, cardápios balanceados e até uma lei municipal que proibe a venda de produtos gordurosos e frituras nas vendinhas das escolas. Mas, por outro lado, vemos as mochilas dos alunos cheias de refrigerantes, salgadinhos. biscoitos recheados e bolos, o que atrapalha a educação alimentar”, disse a nutricionista.
 A falta de um exercício físico aliado a uma má alimentação, pode levar essas crianças a desenvolverem doenças crônicas como pressão alta, colesterol alto, triglicérides alto e diabetes. “Nossas crianças não brincam mais como antigamente. Elas saem da escola e entram nos seus mundos tecnológicos do vídeo-game e computador e os pais muitas vezes não se dão conta de como isso é prejudicial para o futuro de seus filhos”, ressaltou Renata.
 O próximo passo será uma reeducação interdisplinar, envolvendo professores, pais e alunos. A nutricionista pretende realizar oficinas de culinária, palestras e orientações gerais aos alunos sobre os riscos da obesidade e os benefícios que uma boa alimentação trás para a saúde.
 Confira abaixo a relação das escolas pesquisadas e os números da avaliação:

Escola Municipal Campos do Amaral (centro)
- % alunos acima do peso: 26,7
- % alunos abaixo do peso: 9
Escola Municipal Clarindo Anacleto de Pádua (Faxina)
- % alunos acima do peso: 27,5
- % alunos abaixo do peso: 2,5
Escola Municipal Francisco Daniel (Guardinha)
- % alunos acima do peso: 21
Escola Municipal Gente Feliz
- % alunos acima do peso: 19,5
- % alunos abaixo do peso: zero