Página inicial

Notícias Navegar com Ícones

Aguarde, carregando...

Acesso a informação   Ouvidoria   Carta de Serviços ao Cidadão
    Alto Contraste  Instagram   Facebook
Ouvidoria Municipal


Segunda etapa da vacinação infantil será neste sábado

08/08/2008

 Acontece neste sábado, 9 de agosto, a segunda etapa da vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem necessariamente receber a duas gotinhas de vacina.
 Conforme explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Geisa Quirino de Moraes, “a segunda dose complementa a primeira. Toda criança que tomou a primeira dose, no mês de junho, deve comparecer aos postos de vacinação para tomarem a segunda dose, que funciona como um reforço”. Apesar de sábado ser o dia “D” da campanha nacional, a vacinação se estenderá até o dia 15 e a meta para o município é de 5.088 crianças vacinadas.
 Todos os quatro postos de vacinação do município e um Guardinha estarão trabalhando no sábado, das 8h às 17h. São eles: Posto de Puericultura e as Unidades de Saúde da Família: José Bento dos Santos (Asilo); Maria Paula Ribeiro (Caic) e João Grau Brigagão (Planalto). Já na Guardinha,  a USF Carine Abud será a responsável pela vacinação.
 Ainda no sábado, o “Zé Gotinha” estará percorrendo diversas ruas da cidade com o apoio do Corpo de Bombeiros, a partir das 9h com saída do  Posto de Puericultura. Geisa ainda recomenda que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança, para que seja atualizada todas as vacinas.
 Maiores informações podem ser obtidas nos postos de vacinação ou através dos telefones:3539-1040 ou 3539-1080.

 Saiba mais  —  A vacina oral contra a poliomielite, produzida pelo laboratório do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, é considerada pela Organização Mundial de Saúde. (OMS) a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença, que causa uma infecção capaz de deixar seqüelas por toda a vida ou levar à morte. A poliomielite é também conhecida como paralisia infantil por acometer principalmente as crianças. Até meados da segunda metade do século XX, a paralisia era uma das doenças mais temidas pela população mundial, pois paralisava centenas de milhares de crianças.
 A OMS espera erradicar a pólio no mundo neste século. A erradicação global proporcionará uma economia mundial de aproximadamente US$ 1,5 bilhão a cada ano.