Congada e mocambique paraisenses participam de festival no interior do estado de São Paulo

08/08/2008

São Sebastião do Paraíso mostrará suas maiores manifestações folclóricas, a congada e o moçambique, no 44º Festival de Folclore de Olímpia, interior paulista, no próximo domingo, 10 de agosto. O evento, que acontece na praça das Atividades Folclóricas professor José Sant’anna, terá a participação dos ternos de congo Sabiá e Xambá e de moçambique Diamante.
 Os objetivos do festival, inúmeros e quase sempre atingidos, são, dentre outros difundir o folclore, contribuindo para a sua preservação; fortalecer a consciência e unidade nacional; celebrar o mês do folclore; estimular e cultivar a atividade de grupos folclóricos de vários pontos do país, reunindo-se nesse evento; proporcionar oportunidades para o estudo e a apreciação de fatos folclóricos.
 Esta não é a primeira vez que ternos de Paraíso participam deste festival e isso mostra que nossas tradições também são valorizadas e reconhecidas em outras partes do país. “Temos certeza que Paraíso estará sendo muito bem representada pelos ternos que lá se apresentarão, pois, sempre aonde vão, arrancam aplausos de quem aprecia suas apresentações”, destacou Ângela Maria Duarte, chefe do Departamento Municipal de Cultura.
 A origem do Festival do Folclore de Olímpia, vale lembrar, encontra-se nas pesquisas e exposições empreendidas pelo professor José Sant’anna e seu alunado, na década de 50, exposições estas inicialmente circunscritas ao âmbito do antigo Colégio Olímpia, o­nde Sant’anna lecionava, que paulatinamente se foram expandindo para outras escolas e estabelecimentos comerciais da cidade, até chegar à praça da Matriz de São João Batista, e se transformar num pujante festival.
 Hoje, o festival — que em suas etapas iniciais privilegiava o folclore local e regional — é reconhecido como o maior do Brasil, no gênero, notabilizando-se por preservar e celebrar espetacularmente a cultura brasileira reunindo grupos folclóricos e para-folclóricos provenientes de diversos pontos do país em meio a outras atividades paralelas. Em razão do enorme prestígio que a festa maior auferiu, atribui-se a Olímpia o consagrador título de “Capital do Folclore”.
 No decorrer do festival, a praça das Atividades Folclóricas professor José Sant’anna, o­nde se realiza, recebe a visita de mais de duzentas mil pessoas, oriundas de diversas partes do Brasil, e inclusive do exterior, dentre turistas, estudantes, pesquisadores e estudiosos do assunto.
 Na programação dos festivais, constam, além de danças e folguedos folclóricos: cursos, palestras e seminários sobre folclore; gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis; exposições de peças artesanais; campeonato de truco e de malha; festival da seresta; culinária brasileira; espetáculo pirotécnico; feiras e eventos; desfiles de grupos folclóricos e para-folclóricos e muito mais.