Projeto “Horta das Crianças” ensina sobre a importância da boa alimentação

29/07/2008

Alunos do infantil III (5 anos) do Centro Municipal de Educação Infantil Otília Amaral Soares, no bairro Jardim Planalto, em São Sebastião do Paraíso, realizaram na quinta-feira, 3 de julho, o encerramento do projeto “Horta das Crianças”, que desenvolveu um trabalho visando a promoção da saúde alimentar e adoção de hábitos saudáveis, atingindo não só os alunos, mas também as  suas famílias.
 Segundo a professora responsável pelo projeto, Aline Cristina Antunes Lara, a vida na cidade tem distanciado as pessoas de hábitos de cultivo e zelo pelo ambiente e, principalmente, pela produção primária de alimentos que é crucial para a manutenção da vida no planeta. “O projeto teve como objetivo mobilizar as crianças, professores, funcionários e comunidade escolar para o uso da horta, como um processo de socialização e resgate sócio-educacional”, disse.
 O trabalho ainda estimulou o cuidado, o respeito e o afeto pela atividade de horticultura, estimulando a hábito de utilização das hortaliças nas refeições.
 No encerramento do projeto, foi preparado um jantar com os alimentos que os próprios alunos plantaram e cuidaram. Neste mesmo evento, aconteceu ainda o lançamento do livro de receitas que as crianças degustaram no desenvolvimento do projeto, o­nde eles mesmos autografaram e entregaram um exemplar aos pais e convidados presentes.
 A organização da festa ainda promoveu o concurso do “Prato Maluco”, feitos pelos pais e julgados por uma comissão especializada, o­nde estava presente a responsável pela merenda das unidades de ensino do município, a nutricionista Renata Auxiliadora de Paula Pessoni.
 Foram avaliados os seguintes itens: sabor, criatividade, valor nutricional e beleza. Os vencedores ganharam prêmios bem originais e dentro da proposta do trabalho.  O 1º lugar levou uma agenda para anotar suas futuras receitas; o 2º lugar ganhou 1 quilo de beterraba e, o 3º lugar um pé de alface.
 Para a diretora do CMEI, Márcia Aparecida Volpe de Carvalho, o maior prêmio, sem dúvida nenhuma, foi a aprendizagem que estes pais adquiriram no concurso. Segundo ela, pais e filhos estavam muito empolgados, fazendo com que o evento fosse um sucesso.