Vigilância Epidemiológica divulga novas campanhas de vacinação

25/07/2008

Quem ainda não vacinou seu animalzinho de estimação contra raiva, pode se preparar para levá-los aos cinco postos de vacinação que estarão em funcionamento no sábado, 26, em São Sebastião do Paraíso.
 Apesar do grande número de cães e gatos vacinados no dia 12, a meta de 9.000 mil animais ainda não foi alcançada, pois houve falta da vacina. “Cães e gatos são populações que crescem demasiadamente, sem o controle das pessoas, por isso fica impossível de se calcular o número certo de vacinas”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Geisa Quirino de Moraes. Para se ter uma idéia, no ano de 2007 foram vacinados 8.673 animais.
 Geisa ressalta que os animais devem ser vacinados contra a raiva apenas uma vez ao ano, ou seja, o animal que já foi vacinado este ano, não precisa comparecer ao posto no dia 26. “A vacinação anti-rábica é realizada uma vez ao ano, só estamos prorrogando por mais um dia, devido à falta da vacina, que ocorreu  na primeira etapa da campanha. Portanto só devem ser vacinados os cães que ainda não receberam a vacina no ano de 2008”, explica Geisa.
 No sábado, os postos ficarão abertos das 8h as 14h, sem intervalo para almoço. Serão cinco que estarão fornecendo a vacina no município: Posto de Puericultura; sede do Conselho Tutelar (próximo ao Ambulatório Municipal); e nas Unidades de Saúde da Família José Bento dos Santos (Asilo); Álvaro Pinto Vilela (São Judas) e José de Oliveira Brandão Filho (Vila Formosa).
 Com a prorrogação da campanha, espera-se vacinar mais 1.500 animais.

Campanha Vacinação Infantil  —  Está previsto para o dia 9 de agosto, a segunda etapa da campanha de vacinação infantil contra a poliomielite. Todas as crianças de zero a cinco anos deverão comparecer aos postos para tomar as duas gotinhas que têm como finalidade, evitar a paralisia infantil. A segunda dose da campanha, é obrigatória a todas as crianças e serve como reforço à primeira, dada em 14 de junho. É importante levar o cartão de vacinação da criança. A campanha vai de 4 a 15 de agosto.

Campanha de Vacinação contra  Rubéola e Sarampo  —  Do dia 9 de agosto a 12 de setembro, homens e mulheres de 12 a 39 anos, deverão procurar os postos de vacina para se imunizarem contra o sarampo e a rubéola. A campanha, de caráter nacional, espera vacinar aproximadamente 32 mil pessoas só em São Sebastião do Paraíso. Mesmo quem já se vacinou, há tempos, deve procurar o posto de vacinação, munidos do cartão de vacina, para atualizarem todas as doses.
 Maiores informações poderão ser obtidas através dos telefones 3539-1040 e 3539-1080 ou ainda à rua Gedor Silveira, s/n; ao lado do Sacolão Center.