Projeto “Conte Outra Vez” desperta interesse pela leitura

22/07/2008

Alunas do quinto período do curso de Pedagogia da Uniessp (União de Escolas Superiores Paraíso), em São Sebastião do Paraíso, encerraram na tarde de quarta-feira, 2, o projeto “Conte Outra Vez”, que teve como principal objetivo, despertar o interesse das crianças pelo hábito da leitura.
 O evento, que aconteceu na escola municipal Interventor Noraldino Lima, reuniu alunos e comunidade escolar que, atentos e encantados com o trabalho, assistiram à dramatização do conto “Os Três Porquinhos” na versão “moderna”, representada pelos alunos do 1º ano (fase introdutória).
 De acordo com a diretora da escola municipal Campos do Amaral e professora do curso de Pedagogia da Uniessp, Elainy Cristina dos Santos Lisbôa, esse projeto surgiu de um trabalho dentro da sala de aula como forma de oferecer oportunidade para que os futuros educadores pudessem desenvolver sua criatividade transformando o dia-dia das crianças em algo prazeroso de se fazer.
 “Essa é uma proposta acadêmica o­nde as alunas levam para a comunidade a parte científica do curso, auxiliando de forma a contribuir para o desenvolvimento das crianças”, disse.
 Os educadores foram divididos em seis grupos e cada um passou a trabalhar em uma instituição diferente, no caso de Paraíso, foram escolhidos o Centro Municipal de Educação Infantil João XXIII e as escolas municipais Campos do Amaral e Noraldino Lima. Outro grupo trabalhou em São Tomás de Aquino e o último em Jacuí.
 Dentro do projeto ainda foram desenvolvidas atividades ligadas diretamente à leitura, como visitas à “Biblioteca Comunitária José Soares do Amaral”, o­nde os alunos tiveram apresentações de “Sarau Literário” e interpretação de estórias.
 “O trabalho culmina hoje com a apresentação dessa peça como forma de mostrar para a comunidade escolar o que foi trabalhado com os alunos. É a coroação de um trabalho bem feito que mostra o grande potencial que essas futuras educadoras terão em suas carreiras”, encerrou Elainy.

fotos: Flávio H. Silva