Vacinação anti-rábica continua no dia 26

15/07/2008

Com um saldo extremamente positivo, a campanha de vacinação anti-rábica, ocorrida no sábado,12, imunizou mais de 5.003 cães e aproximadamente 224 gatos. Apesar de estar prevista para acabar as 17h, a vacinação encerrrou-se mais cedo devido à falta da vacina.
 A coordenadora da Vigilância Epidemiológica explica que é a Gerência Regional de Passos quem recebe a vacina, vinda da Secretaria Estadual de Saúde, e é responsável também pela divisão das doses para os municípios pertencentes à região, “Como a população desses animais crescem sem planejamento, fica difícil de mandar a quantidade exata de vacina”.
 De qualquer maneira os animais que ainda não foram vacinados deverão aproveitar a distribuição da vacina, que acontecerá no próximo dia 26 de julho, sábado, em cinco pontos na cidade: Posto de Puericultura, sede do Conselho Tutelar (próximo ao Ambulatório Municipal), e nas Unidades de Saúde da Família José Bento dos Santos (Asilo); Álvaro Pinto Vilela (São Judas) e José de Oliveira Brandão Filho (Vila Formosa). O horário é das 8h às 14h.
 Com a prorrogação da campanha, espera-se vacinar mais 1.500 animais e vê-los livres da raiva.

Vacinação na Guardinha  —  Está previsto para o sábado, 19, a vacinação anti-rábica no distrito da Guardinha. Uma equipe composta por três funcionários da Vigilância Epidemiológica estará se deslocando até o distrito, na intenção de vacinar aproximadamente 500 animais.
 Os moradores que possuírem animais de estimação, deverão levá-los ao Posto de Saúde, localizado à rua Germano Guerra, no horário das 8h às 17h. Quem tiver a carteira de vacinação do animalzinho deverá levá-la, quem ainda não possuir, receberá uma, no dia da vacina.

Falando de Raiva  —  A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos mamíferos, inclusive o homem, através da mordida, arranhão ou lambedura de cães, gatos ou morcegos, contaminados pelo Vírus Rábico.
 O cão é o principal transmissor da raiva em regiões urbanas, porém em São Sebastião do Paraíso, a disseminação do vírus rábico na população canina está sob controle, em razão do trabalho contínuo realizado pela equipe de Vigilância Epidemiológica, através de captura e vacinação constantes.
 Para que possamos manter essa situação de controle, é fundamental que a população colabore levando seus animais para serem vacinados e com isso, prevenir a ocorrência de raiva animal evitando que pessoas possam ser contaminadas com o vírus da raiva.
 Cuidar e proteger animais de estimação significa vaciná-los todos os anos contra a raiva. A vacina é gratuita nos postos de vacinação. Maiores informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, à ra Rua Gedor Silveira, s/n, ou através do telefone 3539-1040.