Mundo dos rodeios é destaque do mês do projeto "Museu Vivo"

14/07/2008

O Museu Histórico Municipal Napoleão Joele, anexo à Casa da Cultura em São Sebastião do Paraíso, dentro da programação anual, durante o  mês de julho aguarda os visitantes com uma rica exposição  sobre a história dos rodeios. Como se sabe, o projeto "Museu Vivo" destaca a cada mês um  tema cultural  para ser trabalhado através das visitas monitoradas com as escolas e  demais visitantes.
 Este mês, o tema escolhido remonta a uma tradição antiga da região, amante das festas agropecuárias como a Expar – Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de  São Sebastião do Paraíso, o­nde o rodeio é um dos principais destaques.
 Segundo a chefe do Departamento de Cultura, Ângela Maria Duarte, o tema “rodeio” é abordado, uma vez que a população paraisense participa ativamente das festas de peão, como a da Fazenda Marques, que nos leva a relembrar as festividades da zona rural, sendo também  um tema de destaque dos interiores mineiro e paulista.
 O rodeio é uma prática recreativa que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, usualmente um cavalo ou boi. A avaliação é feita por dois árbitros cuja nota é de 0 a 50; um árbitro avalia o competidor e o outro avalia o animal, totalizando a pontuação de 0 a 100. O rodeio divide-se em algumas modalidades, tais como "touro, cutiano, bareback, bulldoging, três tambores, sela americana, laço de bezerro e laço em dupla". A prática é bastante comum no Brasil, nos Estados Unidos, no México, no Canadá e na Austrália. O rodeio também é alvo de críticas, sustentando que a prática é  considerada uma violência aos animais.
 Na exposição, os visitantes poderão encontrar um pouco da história dessa prática que, de tão comum, já é regulamentada até como esporte. O Museu Municipal está aberto para visitas de segunda à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h e aos sábados das 13h às 17h.